Feed on
Posts
Comments

Inovar é mudar algo de “a” para “b”.

Digamos que o que está em “a” representa nossos hábitos. E faz parte daquilo que nossa mentalidade acha normal,  realidade, a qualidade. O que está em “b” é o que eu vou mudar por algum motivo.

O primeiro passo para se iniciar processo de inovação eficaz é incentivar que a mentalidade seja questionada. E para isso é fundamental que possamos perceber que temos em nós duas esferas diferentes:  uma coisa é a identidade e outra a mentalidade.

  • Identidade é algo mais sólido, que não podemos mudar que são característica objetivas e subjetivas, que nos acompanham. Seria algo mais genético, mais entranhado em cada pessoa, insubstituível;
  • Mentalidade é algo mais líquido, que não podemos mudar que são característica objetivas e subjetivas, que nos acompanham. Seria algo mais cultural, menos entranhado em cada pessoa, substituível;

Uma pessoa para ser preparada para a inovação precisa conseguir enxergar em si a separação entre estas duas instâncias: o que é mutável e o que não é. Podemos, as partir daí, apresentar o seguinte quadro:

Este é o quadro da maior parte das pessoas. Há confusão e  embaralhamento entre mentalidade e identidade.

A pessoa tem forte intoxicação da mentalidade sobre a identidade. A personalidade foi muito mais forjada de fora para dentro do que de dentro para fora.

Nesta taxa de intoxicação, dificilmente a pessoa conseguirá inovar, no máximo, conseguirá alguma inovação incremental, mas sempre será escrava da mentalidade original, que será vista como a própria identidade.

A pessoa sofre de um transtorno que podemos chamar de falsa identidade.

Este é o quadro esperado de pessoas que vão trabalhar com inovação. Há separação e desembaralhamento entre mentalidade e identidade.

A pessoa reduz a intoxicação da mentalidade sobre a identidade. A sua personalidade passa a forjar de dentro para fora nova identidade.

Fundamental para o processo de inovação.

Quanto mais conseguir se afastar da mentalidade, mais o tipo de inovação mais radical poderá ser praticada.

Existem vários exercícios que desenvolvi justamente para que esse tipo de separação possa ocorrer, o que ando chamando da passagem de Mentalidade menos para mais Inovadora. 

Aqui se inicia trabalha de recuperação da falsa identidade.

É isso, que dizes?

 

Leave a Reply

WhatsApp chat