Feed on
Posts
Comments

Muito se fala em pensar fora da caixa.

Mas quando falamos sobre caixa estamos falando de mentalidade? É possível pensar fora da mentalidade?

Bem, primeiro é preciso pensar o que seria mentalidade, vejamos um senso comum:

conjunto de manifestações de ordem mental (crenças, maneira de pensar, disposições psíquicas e morais), que caracterizam uma coletividade, uma classe de pessoas ou um indivíduo; mente, personalidade. 

Quando falamos em mentalidade, praticamente estamos falando de personalidade. E há uma confusão entre os dois conceitos. Talvez não seja possível pensar de fora da personalidade, mas seja possível separar a mentalidade da personalidade!

O problema é que geralmente vivemos a junção entre personalidade e mentalidade, que é extremamente tóxico quando estamos falando de inovar, criar.

A mentalidade é algo construído, que atinge estados mais sólidos ou líquidos. E a personalidade podemos dizer que é algo mais profundo e estruturado.

Vejamos:

  • Uma pessoa dogmática, por exemplo, podemos dizer  tem  mentalidade sólida, que é praticamente igual à sua identidade. Há mistura.
  • Uma pessoa menos dogmática podemos dizer  tem mentalidade mais líquida, pois consegue separar identidade da mentalidade.

Assim, quando falamos que vamos tentar pensar fora da caixa nos remete a olhar a nossa mentalidade de fora, percebendo-a como algo líquido, passível de mudança.

Estes temas têm me inquietado e serão objeto de debate e reflexão no meu curso online de junho de 2017, que visa melhorar a capacidade de pensar de forma inovadora, estratégica e futurista sobre os problemas.

Link para inscrição:

http://junho2017.nepo.com.br

 

Leave a Reply

WhatsApp chat