Feed on
Posts
Comments

Vejamos.

Um Gestor de Inovação é aquele que trabalha focado em que ideias saiam do papel e sejam transformadas em produtos e serviços.

É alguém que promove mudanças na organização para que o ambiente se torne mais inovador.

Diria que o perfil clássico do Gestor de Inovação é alguém que se capacita para incentivar que ideias se tornem viáveis, focado em resultados tangíveis.

Procura trabalhar dentro do ambiente que encontrou na organização para torná-lo mais dinâmico e inovador.

Um Administrador de Futuro é alguém que trabalha focado em modificar mentalidades dentro das organizações para que pessoas possam ter relação mais eficaz e amigável com o futuro.

É um passo anterior aos projetos de inovação.

  • É alguém que promove mudanças na mentalidade das pessoas, para que se tenha pessoas mais abertas ao novo, o que facilita a vida dos Gestores de Inovação;
  • É alguém que debate e constrói cenários e permite que se possa ver mais longe e se trabalhar com inovações mais disruptivas, diferentes e menos incrementais.

Vejamos:

  • O Gestor de Inovação não se preocupa que as pessoas da organização estejam todas dentro do mesmo paradigma, mesmo que este esteja superado;
  • O Administrador do Futuro se preocupa que pessoas da organização estejam todas dentro de um paradigma superado.

Olhe bem:

  • É possível desenvolver inovação incremental e mesmo radical dentro do mesmo paradigma;
  • Porém, é impossível desenvolver inovação disruptiva se não houver questionamento de paradigmas superados!

Diria que o perfil clássico de um Administrador de Futuro é alguém que se capacita para poder trabalhar com cenários futuros de forma mais eficaz e preparar pessoas para que consigam a lidar com o amanhã de forma mais  racional.

Vejamos a sequência:

Há uma sinergia entre os dois, mas se divide da seguinte forma cada uma das funções:

Organizações não podem prescindir de Administradores de Futuro e na sequência de Gestores de Inovação, pois:

  • Estamos passando do fenômeno do futuro certo para o incerto;
  • O grau de produtos e serviços disruptivos tem aumentando o que precisa cada vez mais de especialistas de construção de cenário e de provocadores de questionamento de antigos paradigmas;
  • O Gestor de Inovação tem entrega que é produtos e serviços, mas precisa de alguém antes dele para que as pessoas tenham menos medo do futuro.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat