Feed on
Posts
Comments

Utopia social é propor projetos que se tornam inviáveis, impossíveis de se colocar em prática que, quando tentados, geram aumento de sofrimento.

E geralmente feito em “laboratório fechado”, no qual alguém ou um grupo imagina o que é melhor para todos.

A proposta de utopia social, de maneira geral, vem acompanhada de propósito coletivo do que os utópicos acreditam ser o melhor para a humanidade.

Quando falo do mundo 3.0 me perguntam: isso não é uma utopia?
Eu não seria utópico?

Acredito que não.

Explico:

1) O prognóstico do mundo 3.0 é baseado em fatos que estão ocorrendo, promovido por pessoas que não são influenciadas pelo cenarista;

2) o que faço é tentativa de esforço de interpretação dos fatos e não de promoção de fatos;

3) é ação que envolve bilhões de pessoas sem que haja  centro promotor;

4) não é um movimento social estimulado por grupo utópico, mas milhares de iniciativas descentralizadas;

5) não é uma revolução social, a partir de mudanças de concepção de mundo estimuladas por alguém, mas isso massivo de novas ferramentas, que permitem trocar ideias, produtos e serviços de firma diferente, o que nos leva à upgrade civilizacional.

Há, claro, na análise do que virá a partir da virada do mundo 3.0, alta dose de expectativas emocionais.

O que não seria uma utopia, mas, do ponto vista de conceitos mais lógicos, em não se confirmando, exagero otimista do prognóstico.

Por fim, muitos confundem utopia com sonho de melhoria de vida.

Um sonho viável não é uma utopia. É projeto de inovação. Utopia é um sonho inviável. Uma utopia que se realiza, não era utopia.

Ou seja, não precisamos de utopias para viver, mas de sonhos de melhoria de vida viáveis, que nos permitem melhorar de vida.

É isso, que dizes?

One Response to “​O mundo 3.0 é uma utopia social?”

  1. Olá Nepô,
    Excelente este post! Suas ideias me fazem refletir o quanto as narrativas centralizadoras impedem as pessoas de verem novas possibilidades neste mundo tecnológico. Por outro lado, a descentralização e independência de grupos e alguém, é uma excelente alternativa a todos que querem fazer a diferença e criar novos sentidos à vida. Oportuniza também, a criação das metanarrativas, que igualmente os nossos sonhos, estão além dos limites impostos pelas narrativas sociais utópicas como o marxismo. Valeu!

Leave a Reply

WhatsApp chat