Feed on
Posts
Comments

Ilhas de Futuro se aplicam quando precisamos dar saltos triplos e não pulinhos.

 

Ver ppt aqui:

A experiência da China é muito rica.

O país, em função dos impasses entre complexidade demográfica e modelo administrativo, resolveu inventar ilhas de futuro.

Criou áreas de livre mercado, que passaram a ser a locomotiva chinesa, que vai, mais alguns anos ou décadas, tornar a China um dos principais países de livre mercado do mundo.

O modelo centralizador, por mais que resista, vai ruir.

O que fica para quem pensa em cenários, inovação e quer ajudar organizações de todos os tipos a gerar valor hoje e amanhã é o que podemos chamar de Inovação Disruptiva com Foco definido – que pode se resumir em Ilhas de Futuro.

Tal metodologia se aplica em casos em que você tem a necessidade de grandes saltos do ponto “a” para o ponto “b” e que não se pode esperar que o conjunto avance de forma incremental ou mesmo radical.

Isso se aplica em diversas situações como foi o caso do Kindle da Amazon ou a introdução de novas tecnologias bancárias em que o conceito de Ilhas do Futuro foi experimentado.

A China é um caso particular, pois criaram as Ilhas do Futuro justamente para não mudar o passado.

As áreas de livre mercado são apenas uma espécie de ponto de captação de recursos para manter o dinossauro no mesmo lugar, mas o conceito em termos de metodologia é espetacular.

Hoje, vivemos uma situação em que a Inovação das grandes organizações já caminha para esse modelo disruptivo, na criação de Ilhas de Futuro, mas sem foco.

Organizações criam Laboratórios de Inovação, mas com foco em melhorar o dinossauro e não criar novos seres mais adaptados à nova realidade.

A atual Revolução Civilizacional, um misto de mudança na comunicação e na administração, aponta como única saída a criação de Ilhas de Futuro.

A velocidade das mudanças com a atual Revolução Civilizacional não permite que haja, como ocorreu no passado em situações similares, o método de inovação tradicional, na dobradinha incremental-radical.

O modelo Uber de resolver problemas é uma nova forma de administração, de gerar valor, que é completamente diferente do atual modelo.

Ao se plantar a semente da gestão, não se colhe curadoria!

Vivemos hoje dois modelos de administração em paralelo, que demandam em toda a sociedade a ideia da criação de Ilhas do Futuro.

Tudo caminha no ritmo normal nas atuais organizações, mas nas Ilhas do Futuro iniciamos o processo de mudança com foco, na direção dos novos modelos uberizados.

Nele, temos:

  • curador e não gestor;
  • fiscalização pelo consumidor e não  gerente;
  • coordenação com uso intenso de inteligência artificial e não por pessoas de carne e osso;
  • descentralização de informação;
  • e distribuição de decisões.

Assim, podemos sair do impasse do tempo da mudança e promover o necessário ajuste de um mundo mais complexo, que agora com novas ferramentas para dar upgrade civilizacional.

O conceito de Ilhas de Futuro, aliás, deve estar na pauta de todos os políticos sérios que querem realmente mudar o Brasil.

É isso, que dizes?

 

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat