Feed on
Posts
Comments

Muitos analisam a atual Revolução Cognitiva com espanto, nossos netos entenderão muito mais de Sapiens do que nós.

Temos a ilusão da continuidade, pois há um fator primordial da espécie que é invisível para nós: o aumento da Complexidade Demográfica.

O Sapiens é a única espécie social do planeta que cresce demograficamente sem pedir licença para ninguém. E isso nos faz ser uma espécie dependente de inovação.

Assim, quando aumentamos a população, já podemos prever que teremos rupturas na forma como nos comunicamos e nos informamos. E depois no modelo de administração.

Isso é base para o Sapiens.

Nossos cientistas sociais de plantão desprezaram com vontade dois pensadores fundamentais: Malthus (demografia é geradora de crises) e McLuhan (as mídias mudam a espécie).

Assim, precisamos entender qual é o macro-movimento fundamental do Sapiens no novo milênio:

Estamos recriando a sociedade em função do aumento demográfico. Primeiro, vamos refazer o ambiente de comunicação e depois o administrativo.

Fizemos isso no passado e faremos de novo.

Para isso, temos novo aparato de mídia, que nos permite  nova linguagem, a dos cliques. Pela primeira vez, podemos contar com Administradores Artificiais, tomando decisões a partir da participação de massa.

É o que vemos de novidade nos projetos Uberizados.

A uberização permite que possamos decidir melhor, com a participação de mais gente, superando o impasse que tínhamos nos séculos passados.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat