Feed on
Posts
Comments

As pessoas estão como um cachorro tentando morder o rabo quando pensam o futuro da educação.

Temos que compreender a sociedade a partir de novo conceito filosófico.

Mudanças no ambiente cognitivo mudam o modelo produtivo.
O modelo produtivo demanda novo modelo de educação.
O novo modelo de educação precisa ser espelho do novo ambiente produtivo.

A educação, assim, não é feita nas nuvens.

É resultado de conjuntura macro-histórias dos ambientes cognitivos e produtivos.

Educadores que querem experimentar novidades terão que fazê-lo dentro das possibilidades do ambiente cognitivo e produtivo de plantão.

Quando se muda o ambiente cognitivo, se irá mudar, pela ordem, o ambiente produtivo e se começará uma demanda por mudanças no aparato educacional.

Dependendo do tipo de mudança do ambiente cognitivo teremos um processo mais ou menos incremental, radical ou disruptivo do ambiente produtivo e educacional.

Hoje, com a chegada da Revolução Cognitiva Descentralizadora Disruptiva Digital temos mudança profunda na sociedade, envolvendo o ambiente produtivo e educacional.

Educadores se iludem, pois acreditam que o debate educacional é controlado por eles, não é.

A educação vive dentro de duas bolhas maiores que estão sobre ele: a bolha cognitiva e a produtiva.

A bilha cognitiva muda muito raramente, mas quando ela se modifica inicia um processo de mudança primeiro no Sapiens, incluindo seu cérebro, que depois impacta nas organizações produtivas e, só então, no aparato educacional.

Discutir qualquer coisa que não compreenda estes diferentes ambientes, é algo bom para uma mesa de bar, mas não para definir estratégias de futuro.

É isso, que dizes?

 

 

One Response to “A educação, assim, não é feita nas nuvens!”

  1. […] Por que os cenaristas estão em crise diante do Digital? A educação, assim, não é feita nas nuvens! […]

Leave a Reply to Nepôsts – Rascunhos Compartilhados » Blog Archive » Os quatro ambientes educacionais

WhatsApp chat