Feed on
Posts
Comments

Vídeo relacionado:

Resumo:

1- é falsa a ideia de que a ciência é feita apenas na academia;

2 – o papel da ciência é resolver problemas complexos, que a sociedade não consegue;

3 – a ciência entrega maneiras novas de pensar e agir para a sociedade;

4 – é possível na Ciência cada um ter seu ponto de vista intocável?

5 – o espaço no qual ideias têm valor em si e não são questionadas é a Arte;

6 – Trabalhos científicos são ferramentas de ação que visam trazer conforto;

7 – pontos de vista viram pontos de ação e podem causar danos para a sociedade.

 

Hoje, se tornou comum a ideia do relativismo teórico. Cada um pensa de um jeito e todo mundo respeita o jeito do outro pensar.

dsc01488

A Ciência, entretanto, tem que entregar algo para a sociedade e ideias e propostas de ação precisam ser questionadas para se aperfeiçoarem. Não podemos confundir, assim, espaços acadêmicos com galerias de arte.

Vejamos:

  • A Arte foi criada para gerar desconforto e ampliar a linguagem e precisa da liberdade criativa. Uma obra de arte tem valor em si, não é uma ferramenta com a melhor lógica que vai nos levar de “a” para “b”;
  • A Ciência. ao contrário, foi criada para gerar conforto e ampliar a nossa capacidade de pensar e agir sobre problemas complexos;
  • Uma teoria não tem valor em si, mas é proposta de mudança da forma de pensar e agir, que vai nos levar de “a” para “b”.

Mas, você pode querer perguntar:

Pode-se ter diferentes avaliações do que consideramos conforto e desconforto?

Sim, podemos ter diferentes maneiras de avaliar o resultado do que foi entregue. Porém, depois que foi entregue e tocou na vida, na sociedade, em que vive determinado problema.

Há dados para analisar e não suposições “artísticas”.

A crise da Ciência hoje está dentro da crise das demais Organizações 2.0. Se deve ao esgotamento da Gestão, baseada no aparato tecnológico cognitivo que tínhamos e nas linguagens existentes.

O aumento do patamar da Complexidade Demográfica Progressiva tornou as atuais organizações obsoletas. E para tentar resolver a crise, elas se concentraram e acabaram sendo reféns delas mesmas.

O rabo passou a balançar o cachorro.

No caso da Ciência tal fenômeno se explicita num ambiente voltado para assuntos.

Na transformação do espaço de soluções de problemas complexos para uma espécie de galeria de arte.

Na galeria de artes científica de hoje cada se expressa do jeito que quiser, algo que não pode ser questionado, como se trabalhos acadêmicos fossem obras de arte.

Obras que são vistas como valor em si e não ferramentas de mudanças sociais na forma de pensar e agir.

Se entrega pouco para a sociedade, pois cada pesquisador é muito mais artistas, produzindo ciência “pura”, baseada em assuntos de interesse subjetivo do pesquisador para ele mesmo.

A Ciência foi transformada em arte.

A mudança que assistiremos com a Revolução Digital e o novo ciclo participativo é a reabertura para o debate de ideias com a sociedade, cada um defendendo a sua certeza provisória em torno de problemas.

A Ciência 3.0 será muito mais líquida, mais participativa, com pressão de fora para dentro. E talvez o dentro seja cada vez menos dentro.

Será baseada na demanda da sociedade para a solução de problemas complexos.

É isso, que dizes?

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat