Feed on
Posts
Comments

Existe uma forma de pensar sobre novas tecnologias que vou chamar de Reatividade Melancólica.

Vídeo relacionado:

 

dsc07899

Resistir a mudanças faz parte, inclusive saudável, do ser humano, pois algo está se perdendo uma coisa para se ganhar outra.

Tem perfis de pessoas que têm a tendência de olhar as perdas e esquecer os ganhos com as tecnologias. E há aqueles que só vêem os ganhos e não as perdas. Seria o reativo melancólico versus o empolgado desenfreado.

Existe claro o reativo crítico, que quer ponderar sobre as mudanças e isso é positivo para o processo.

Diria que a diferença entre o reativo crítico e o melancólico está na maneira que se encara o papel da tecnologia na sociedade.

Tecnologias não inventam demandas, mas vêm atender as demandas humanas seculares. Aquelas que procuram criar demandas são justamente as que são deixadas de lado e esquecidas.

Podemos dizer, assim, que toda tecnologia não vem por que se quer, mas por que vêm resolver  problemas, que antes não existiam. Ou que não tínhamos legado para inventá-las.

Assim, novas tecnologias que se massificam vêm resolver problemas, que não podem ser ignorados.

O reativo melancólico é aquele que olha para a tecnologia como se fosse algo opcional para o Sapiens e não obrigatório para resolver determinado problema.

É aquele que ignora o problema como se pudéssemos voltar para um tempo em que não havia necessidade da tecnologia. Porém, nesse tempo o problema talvez não existisse e só não foi criada tecnologia por falta de opção.

Um fator que todo reativo melancólico ignora é o crescimento populacional. Um mundo de 7 bilhões tem problemas que um de um bilhão não tem.

Tecnologias vêm resolver estes NOVOS problemas.

Tentar ignorar seu papel é como aquele doente que não quer assumir que tem câncer, como se ignorar o problema pudesse resolvê-lo.

Reativos melancólicos são pessoas que colaboram negativamente para pensar o futuro, pois querem que as soluções tecnológicas não venham, como se os problemas que estão sendo resolvidos por elas não existissem.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat