Feed on
Posts
Comments

99% das pessoas no Brasil, se perguntadas dirão que tudo se resolve com Educação.

dsc05882

Vivemos hoje a superficialidade dos conceitos. O fim de uma era emocional, na qual as narrativas deram lugar ao marketing vazio.

Sim, Educação esse conceito aberto e abstrato, no qual cabe qualquer coisa, desde a doutrinação em Cuba e na Coréia do Norte, vistas por muitos como um bom modelo de Educação.

Temos, portanto, que adjetivar Educação. Precisamos falar em Educação Republicana ou Liberal, que tem um tipo de proposta para a sociedade, voltada para a autonomia dos indivíduos.

A base para se pensar na Educação Republicana é a de aumentar a autonomia dos indivíduos para que eles possam tomar decisões melhores.

Decisões melhores têm algumas receitas, tal como a capacidade de pensamento lógico, o que implica domínio maior sobre o idioma quanto dos números.

Uma aprendizagem voltada para problemas, no qual o cidadão/cidadã poderá exercitar constantemente o exercício de hipótese-testes-reavaliação-nova hipótese.

O que tira as pessoas de dogmatismo e as fazem ser mais capazes de lidar com os fatos da vida. Menos dependentes de um centro e mais empreendedoras.

Toda a bagagem cultural dos nossos antepassados devem ir colorindo esse exercício de lidar com problemas.

Não podemos falar de Educação no abstrato, sem uma linha de conduta, pois existem modelos educacionais que nos levam para situações piores do que nos encontramos.

Aquelas que fortalecem o pensamento dogmático e o fortalecimento de um centro, reduzindo a autonomia das pessoas.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat