Feed on
Posts
Comments

A ideia da informação dos preços de Hayek é algo fundamental para se pensar o novo milênio.

dsc00002

Ao comparar um sistema de livre mercado com os países comunistas, Hayek percebeu a importância da informação descentralizada e distribuída.

Mas percebeu isso com o olhar de economista.

Hayek defendeu que quanto menos uma sociedade tem informações descentralizadas, produzidas de baixo para cima, mais chance tem errar na economia.

Os preços seriam algo construído de forma espontânea, pois parte do desejo de cada um por consumir e produzir.

Como não se pode sair pela rua perguntando para as pessoas o que elas querem hoje, o que não vão querer mais, o que vão demandar no futuro, é preciso informações coletivas circulando em forma de preço.

Com eles, as pessoas podem tomar decisões de forma descentralizada, reduzindo o risco de crises econômicas.

Quando analisou os sistemas planificados comunistas. Hayek percebeu o quanto a falta de preços aumentava o risco das crises de escassez e desperdício.

Na verdade, do ponto de vista geral, Hayek naquele momento estava indo muito além da Economia.

O que podemos apreender dessa percepção são várias deduções mais gerais:

  • que há na sociedade uma geração de Informação Descentralizada Espontânea na sociedade, que uma delas é o preço;
  • que Informações Descentralizadas Espontâneas permitem que as pessoas tomem decisões melhores;
  • que quando temos o aumento de Informações Descentralizadas Espontâneas reduzimos o risco de crises e vice-versa.

Podemos dizer, assim, que quanto mais Informação Descentralizada Espontânea forem produzidas, estiverem acessíveis e se aumentar, assim, a troca informacional horizontal entre as pessoas mais a sociedade pode decidir melhor em várias áreas.

Podemos citar a lista de best sellers, o público em grandes eventos, que vai ou não vai, o aumento de interesse em determinado programa de televisão, via Ibope, etc.

Um conjunto de Informação Descentralizada Espontânea vai sendo gerada na sociedade para que balize as pessoas nas decisões que vão sendo tomadas.

E aí temos o fator mídia e tecnologias cognitivas dialogando com as teorias de Hayek.

Toda Informação Descentralizada Espontânea circula na sociedade, através de tecnologias de informação e comunicação. Mesmo oralmente, usamos a linguagem que também é um tipo de tecnologia.

Assim, podemos estabelecer alguma relação entre a taxa de Informação Descentralizada Espontânea e as tecnologias de informação e comunicação disponíveis.

Há tecnologias de informação e comunicação que por seus limites técnicos, reduzem a taxa de Informação Descentralizada Espontânea, pois reduzem a capacidade de troca horizontal e aumentam a vertical, ou vice-versa.

Dessa maneira, podemos dizer que mudanças tecnológicas da informação e na comunicação interferem na taxa da Informação Descentralizada Espontânea.

Em determinados momentos da história, quando criamos novas Tecnologias de Informação e Comunicação que, por suas características técnicas, ampliam a horizontalização da Informação Descentralizada Espontânea e vice-versa.

Por quê?

Por que aumentamos a taxa de Ordem Espontânea na sociedade, pois cada vez mais gente passa a informar e ser informado de forma horizontal. Ou o contrário, reduzimos a taxa de Ordem Espontânea.

Mídias aparecem, se disseminam, caem no gosto popular, e acabam por influenciar pelos suas características técnicas a taxa de Ordem Espontânea na sociedade.

Uma Revolução Cognitiva Descentralizadora, a chegada de Mídias que por característica técnica aumentam a horizontalização das trocas, aumentam a taxa da Ordem Espontânea da sociedade.

E estamos, de alguma forma, quando isso, ocorrer, caminhando na direção da redução de Crises, não mais apenas econômicas, mas de maneira geral, pois muito mais gente passa a ter mais capacidade de decidir melhor.

Assim, podemos começar a inferir que a taxa de Ordem Espontânea de uma dada sociedade é influenciada diretamente pelas mídias que temos disponíveis.

E que determinadas crises podem ser provocadas pela incapacidade de se criar novas tecnologias de informação e comunicação que permitam aumentar a taxa da Ordem Espontânea.

É isso, que dizes?

Assine a Newsletter sobre o Mundo 3.0:

http://tinyurl.com/newsnepo

receba-as-novidades-do-mundo-3-0-no-seu-e-mail-cadastre-se

Livro recomendado:

economia-3-0

Leave a Reply

WhatsApp chat