Feed on
Posts
Comments

O Brasil está vivendo um momento incrível.

dsc09417

Vivemos sob a égide de uma Revolução Digital, com o uso intenso das novas tecnologias, que  aproximam pessoas de novas pessoas e ideias

Uma Revolução Digital quebra as antigas cercas.

E isso nos faz ter mais liberdade de escolha.

Um aprendizado que colho de tudo isso é o quanto amizades são controladoras e não percebemos.

Hoje, as pessoas são muito mais públicas do que antes, pois cada um foi empoderado de mídia e começa a ter um aumento radical da taxa de autonomia de pensamento.

Passamos a abandonar determinadas ilhas de percepção e começamos a navegar em outros mares e em outras ilhas.

Não resta menor dúvida que quanto mais vamos conhecendo coisas novas, vamos mudando a nossa forma de perceber e agir diante do mundo.

E é parte natural do processo a revisão de antigas amizades, pois se mudamos, podemos começar a não mais concordar tanto com outras pessoas.

Pessoas se tornarão mais próximas e outras mais distantes.

Você pode querer encontrar mais com algumas pessoas e menos com outras.

Se os amigos não pertencem a nenhum grupo dogmático em que o outro não pode pensar de forma distinta, nada se altera.

Porém, determinadas amizades dogmáticas podem querer impedir você de pensar diferente.

E ao nos tornarmos dependentes das amizades com pessoas dogmáticas, sem querer, ou perceber, nos tornamos, por consequência, dependentes das ideias e valores que aquele determinado grupo defende.

Nos tornamos presos a dogmatismos, pois não queremos perder a amizade com pessoas dogmáticas e isso nos torna escravos dos dogmatismos alheios por dependência emocional.

Quando há rompimentos individuais ou coletivos, a liberdade de escolha faz com que precisemos romper com determinados grupos  dogmáticos, principalmente quando estes não aceitam pensamentos diversos, que passam a ser os teus.

  • Um gay que se descobre gay e frequenta um grupo religioso que não aceita gays viverá algo desse tipo.
  • Um liberal que se descobre liberal e frequenta um grupo político dogmático centralizaro que não aceita liberais viverá algo desse tipo.

Quando uma sociedade toda rompe com determinados paradigmas políticos como nós estamos vivendo agora no Brasil há um macro-arranjo das relações de amizades.

Muitos amigos dogmáticos terão que ser deixados para trás para que pessoas possam se reposicionar na vida, principalmente, como agora, na política.

Tais problemas não ocorrem se ambos os lados têm abertura para aceitar valores diferentes.

Porém, se há limitações da maneira de pensar, no qual as opções que são tomadas não são aceitas, é um ato de liberdade romper as amizades dogmáticas, pois elas querem exercer determinado controle sobre a liberdade de escolha do outro.

Percebo que várias pessoas, por serem dependentes de determinados grupos, tomam decisões ilógicas, irracionais, em função da incapacidade de romper com antigas relações.

Se tornam afetiva e cognitivamente dependentes de grupos dogmáticos.

A liberdade de pensamento e ação implica necessariamente se afastar de grupos dogmáticos de todos os tipos.

Amigos dogmáticos são abusivos, pois condicionam a amizade a que se pense dentro de determinado paradigmas do que eles consideram aceitável.

Dogmáticos necessariamente vivem na bipolaridade do bem e do mal, daqueles que são fiéis e os infiéis. E logo você será considerado do mal e infiel.

Em alguns momentos de escolha na vida, ou você assume suas escolhas e rompe com determinadas amizades dogmáticas, ou viverá encapsulado dentro do ambiente de controle sem conseguir exercer o seu direito de pensamento próprio.

É isso, que dizes?

Recomendações: 

Slides – Sucesso 3.0:
 
 Assine a Newsletter sobre o Mundo 3.0:

receba-as-novidades-do-mundo-3-0-no-seu-e-mail-cadastre-se

Livro recomendado:

sucesso-30

Compre aqui.

 

Leave a Reply

WhatsApp chat