Feed on
Posts
Comments

Vídeo relacionado:

Parece estranho dizer isso, mas vou defender tal visão, pois foi a que cheguei revisitando à Macro-História, a partir das mudanças de mídias.

superpopulacao-1-3

O ser humano sempre vai caminhar na direção da descentralização de poder.

Por quê?

Nossa espécie não tem limites demográficos e, por causa disso, vivemos sob a égide da Complexidade Demográfica Progressiva.

Quanto mais gente houver no planeta, mais seremos obrigados a  aumentar a complexidade do sistema produtivo.

O que nos obriga também a ter que viver o tempo todo a praticar a Inovação Progressiva Permanente.

Se não conseguirmos desenvolver a Inovação Progressiva Permanente esbarraremos em crises produtivas locais, regionais ou mundiais.

A forma conjuntural e imediata de lidar com a Complexidade Demográfica Progressiva é a concentração de poder. Reduzimos a diversidade individual, centralizamos ideias e  inovação, o que viabiliza a massificação da produção e resolve temporariamente o problema produtivo.

A opção pela centralização, entretanto, é passageira, pois vai gerar crises culturais de vários tipos, pois nos levará a alta taxa de empoderamento das organizações sobre a sociedade, que é o que estamos vivendo agora.

Tal poder  concentrado e mais absoluto é gerador de:

  • perda de liderança das autoridades de plantão;
  • aumento da taxa de corrupção;
  • baixa taxa de ética individual e organizacional, em função do d baixa fiscalização da sociedade sobre as organizações;
  • e, por fim, aumento da taxa de valores morais objetivos sobre os subjetivos.

E, se houver a continuidade de crescimento populacional, haverá gradual obsolescência cultural, aumentando a latência por novo Aparato Tecnológico das Trocas (comunicação e informação), com o possível surgimento de nova linguagem, que nos permitirá iniciar a prática de modelo de administração mais sofisticado, que permite a descentralização.

Não existe outra forma de lidar com a complexidade no longo prazo que não seja através da descentralização de poder, aumentando a capacidade de tomada de poder das pontas sobre as organizações. 

E isso só é possível quando temos movimentos de Macro-Inovação cultural, com a chegada de novo Aparato Tecnológico das Trocas, com a sofisticação das linguagens e/ou criação de  nova.

Na Macro-História, principalmente nela, é possível perceber o processo gradual de descentralização, através do aumento gradual de poder do indivíduo.

Processo de centralização, redução de liberdade, imposição de verdade do centro pelas pontas, foram sempre provisórias, pois esbarram na incapacidade do poder concentrado e absoluto em lidar com a Complexidade Demográfica Progressiva.

(O esforço que a China fez, por exemplo, de conter o aumento populacional no último século, na política de filho único, é um exemplo típico na tentativa de manter o poder concentrado, procurando reduzir complexidade demográfica, reduzindo o crescimento populacional.)

Porém, sempre com baixa taxa de sucesso.

A tendência, assim, do Sapiens no longo prazo é a descentralização de poder, que só se torna possível com a chegada de novo Aparato de Trocas, que permite que  seja descentralizado, mas sem prejuízo da capacidade produtiva.

É isso, que dizes?

Livro recomendado:
politica30

Comprar aqui.

Leave a Reply

WhatsApp chat