Feed on
Posts
Comments

Estamos utilizando as ferramentas estratégicas inadequadas para promover a Inovação Disruptiva!

Pós-escritos do livro:
Inovação Disruptiva: Teoria e prática
Baixe aqui.

capa inovadisr

Não podemos esquecer que Inovação é, no fundo, um projeto estratégico.

Todo projeto estratégico parte do ponto “A” para o “B”.

  • “A” é o presente.
  • “B” é o futuro.

A estratégia cria ponte conceitual e a Inovação, ponte física para que haja eficácia no resultado.

Assim, antes de um projeto de Inovação, há uma visão estratégica que precisa ser consistente o suficiente para dar suporte ao da Inovação.

Se o projeto estratégico tiver problemas, a Inovação sofrerá com isso.

Uma estratégica eficaz, assim, reduz o risco da Inovação.

Não existe apenas um tipo de pensamento estratégico.

Existem dois:

  • ·         Pensamento Estratégico Indutivo – que se baseia em fatos para se criar cenários;

    ·         Pensamento Estratégico Dedutivo – que se baseia em conceitos para se criar cenários.

Quando usar um e quando usar o outro?

·         O Pensamento Estratégico Indutivo serve bem para cenários conhecidos, sem grandes mudanças, em que processos, produtos e serviços estão em continuidade;

·         O Pensamento Estratégico Dedutivo, por sua vez, serve bem para cenários desconhecidos, com grandes mudanças, em que processos, produtos e serviços estão em descontinuidade.

O Indutivo é o mais usado atualmente e acabou viciando os estrategistas e, por sua vez, os inovadores.

Quando se utiliza a indução dificilmente se chega a Inovação Disruptiva e, quando se chega, o custo é  alto, pois se passa por longo  processo longo de tentativa e erro.

O Pensamento  Estratégico Indutivo, ferramenta adequada para a Inovação Incremental,  trabalha dentro do mesmo macro-paradigma, não revê conceitos, apenas micro-paradigmas.

O dedutivo é menos utilizado por falta de prática e não tem sido usado pelos estrategistas e, por sua vez, também não pelos inovadores.

Quando usamos a dedução chegamos mais facilmente a Inovação Disruptiva, reduzindo o custo, pois se reduzi o processo de tentativa e erro.

O Pensamento  Estratégico Dedutivo, ferramenta estratégica adequada para a Inovação Disruptiva, percebe que há algo errado com o macro-paradigma, revê conceitos, antes de ir adiante para o desenvolvimento de novos processos, produtos e serviços, que estão no micro-paradigma.

O problema principal do mercado : o uso excessivo do Pensamento Estratégico Indutivo no momento de profunda descontinuidade que estamos vivendo.

O Pensamento Estratégico Dedutivo, é fato, exige esforço que envolve conceitos filosóficos e teóricos nos campos da antropologia, história, sociologia, economia. E é justamente por isso  que acaba sendo relegado a segundo plano.

Ainda mais quando as áreas de humana, principalmente nos países periféricos, consideram o mercado, algo feito pelo diabo.

Porém, é o que fará a diferença para os profissionais de Inovação Disruptiva, principalmente as que envolvem projetos de longo prazo e na casa dos milhões ou bilhões de dólares.

Pós-escritos do livro:
Inovação Disruptiva: Teoria e prática
Baixe aqui.

Leave a Reply

WhatsApp chat