Feed on
Posts
Comments

Comecei este assunto neste áudio:

Um estrategista, basicamente, trabalha com teorias.

Na mesa dele, entra dados da realidade e sai sugestões estratégias.

Ou seja, onde estamos e para onde vamos.

E o que uma organização deve fazer para se manter viva e competitiva no mercado, se possível liderando-o.

A mesa do estrategista precisa de algumas ferramentas para que ele possa processar os dados.

Estratégia-de-preços-de-fotografia

E esse ferramental é uma espécie de “software”, no qual vai interpretar os dados.

Esse software de interpretação é composto por teorias, que vão ajudá-lo a colocar os dados nos seus devidos lugares.

  • Uma empresa competitiva, então, é aquela que tem bom estrategistas.
  • Bons estrategistas são aqueles que têm as melhores teorias para poder receber os dados, que várias outras organizações têm e organizá-los o mais próximo possível da vida;
  • Por fim, é preciso que seja capaz de fazer a segunda etapa, que é a saída da mesa do estrategista.

estratega

Apontar projetos estratégicos que servirão de base para que uma dada organização saia do ponto “a” e chegue no ponto “b” ainda mais competitiva e mais líder do seu segmento.

O papel do estrategista é criar esse trabalho.

O papel da organização é absorver as sugestões e implementá-las.

A crise atual nos remete a dois tipos possíveis de “software estratégicos”:

  • o indutivo – quando há um paradigma de cenário consolidado e eficaz na sociedade;
  • o  dedutivo – quando vivemos uma crise de paradigma e é preciso criar um novo.

Falarei disso mais adiante.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat