Feed on
Posts
Comments

Vou começar a escrever por aí esta frase no muro.

traffic_01

Percebo que todo o conceito que temos de planejamento estratégico foi estruturado para um mundo que não vivia grandes rupturas.

Quando é este o caso uma Estratégia Indutiva, que parte dos fatos para o geral, tende a funcionar.

O problema é que grandes rupturas denotam que há uma forma de pensar no mundo equivocada.

A vida é a vida e se há grandes mudanças não é que a vida mudou, mas é que tínhamos alguns conceitos sobre ela que precisam ser revistos. A vida não está nem aí para os nossos conceitos. As pessoas tendem a achar que está havendo algo completamente inusitado, que vai passar, que não faz sentido e não param para pensar que é a nossa percepção de mundo que precisa ser ajustada.

clip_image022

Assim, grandes alterações na vida denotam que precisamos grandes alterações na nossa forma de pensar, um método dedutivo, de tentar rever paradigmas, para depois tentar analisar o futuro. A grande crise das organizações tradicionais é justamente tentar entender tudo que está acontecendo pós-Internet com o mesmo olhar e paradigmas que tínhamos antes.

Como isso não se encaixa, ou se tenta emperrar as mudanças ou fingir que elas não existem, em um processo suicida de negação.

A melhor forma de sair da sinuca de bico é justamente adotar a Estratégia Dedutiva que procura rever os paradigmas para, só então, poder começar a refazer os passos do que precisa ser feito.

Isso tem um custo e um esforço para sair da mesmice.

TheJudgeHarryPregersonInterchange_th

Nossos estrategistas, incluindo os super bem remunerados das empresas de consultoria e de visão de futuro, têm dificuldade de apostar nessa nova perspectiva.

Uma Estratégia Dedutiva aplicada à Revolução Cognitiva implica em revisar:

  • Filosofia – somos uma tecno-espécie que entra em mutação com novas tecnologias?
  • Teoria – será uma Revolução Cognitiva o maior divisor de águas da espécie humana?
  • Metodologia – como migrar de uma cultura cognitiva “a”, que cria um modelo de solução de problemas para uma “b”, com o avião voando?
  • – Tecnologias – quais as tecnologias que podem realmente nos ajudar nisso? E como fazer que Plataformas de Participação de Massa sejam eficientes?

mobilidade-los-angeles

Podem lutar o que quiserem contra a vida, mas ela é mais forte que todos nós. É preciso ajustar nossas teorias a ela e não o contrário!

 

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat