Feed on
Posts
Comments

É um equívoco o movimento liberal se aliar às organizações, pois o interesse delas e os compromissos com o livre mercado podem mudar com o tempo. O cidadão/consumidor, ao contrário, sempre terá interesse em ser melhor atendido, com os melhores preços.

 

facebook-empresas-lucrativo-como-usar-fliperama-tilt

A base de um movimento liberal, portanto, deve focar no cidadão/consumidor.

Uma organização tem os seus interesses próprios e hoje, pode começar pequena e completamente a favor da livre iniciativa, e amanhã maior e já querendo manter e dominar mercado, ser a primeira a querer controle, proteção.

O maior interessado em redes descentralizadas, livre iniciativa e menor custo é o vidadão/consumidor, que estará tomando decisões e denunciando quando a livre iniciativa está se fechando e ele está sendo prejudicado.

Quanto mais esse consumidor adotar posturas liberais, incluindo a redução do imposto para poder controlar cada vez mais e ter mais poder de decisão, mas o mercado tende a se descentralizar, substituindo a regulação do estado, pela da sociedade pulverizada.

A luta liberal é, portanto,  a luta do consumidor/cidadão por melhores produtos e serviços, sejam públicos ou privados.

É preciso mostrar em cada caso, quando o consumidor/cidadão está sendo prejudicado sem a livre iniciativa. A luta liberal é a luta por uma sociedade em que o cidadão/consumidor passa a controlar a sociedade. Quanto mais controle do cidadão/consumidor, mas liberal é possível ser.

 

Consumidor-exigente-suja-nome-de-empresa-ineficiente-televendas-cobranca-294x242

Vejo muita gente defendendo a livre iniciativa, mas acaba optando pelo lado do lobo e não das galinhas, pois o livre mercado é maravilhoso para o empreendedor quem começa, mas nem tando para quem já domina uma parte dele.

Assim, quem poderá apontar se a livre iniciativa está sendo atacada é justamente quem tem sempre o interesse, sem mutação, por um mercado mais aberto e competitivo.

Esta é, a meu ver, a base de quem defende o Liberalismo 3.0, pois cada vez mais o consumidor tem mais poderes de informação e fiscalização.

Incentivar que tenha cada vez mais, faz parte dessa briga, incluindo o incentivo que mais e mais competidores possam entrar, eliminando barreiras.

economia-CDC-Consumidor-servicos_ACRIMA20100911_0017_13

Em resumo, se o consumidor/cidadão não fiscaliza e os anti-liberais podem surgir de qualquer lugar, inclusive de quem já foi liberal, o negócio é contar com a pressão pulverizada da sociedade.

É isso, que dizes?

2 Responses to “A luta liberal é sempre a favor do cidadão/consumidor!”

  1. Admilton disse:

    O Capitalismo acabou… A humanidade, para evoluir precisa de una nova abordagem de produção.

  2. André HP disse:

    Grande nepo, lembro de ler o seu blog quando explodiu a web 2.0. Sempre textos geniais, com frases de efeito e imagens impactantes – você antecipou o minimalismo sintético da web. Depois de tanto tempo, volto por estas bandas e me deparo com artigos em defesa da liberdade. Que nobre deleite! Você continua inteligente e ponderado, se me permite a lisonja.

    Fica um grande abraço de um velho amigo!

Leave a Reply

WhatsApp chat