Feed on
Posts
Comments

AMBIENTE DE PENSAMENTO

http://nepo.com.br/2014/12/09/ambiente-de-pensamento/

O ambiente de pensamento é a capacidade que temos para lidar com a complexidade.

zebra_764_600x450-510x382   P

Nosso cérebro não é estático.

Ele é co-dependente das Tecnologias Cognitivas, já que o ser humano tem um tecno-cérebro e os outros animais têm cérebros.

A plástica cerebral de um humano que não sabe ler é diferente de um que sabe.

Assim, a espécie é mutante, conforme as tecnologias cognitivas que temos.

Quanto mais gente tivermos no planeta, mais nosso cérebro terá que se adaptar a nova complexidade.

A primeira mudança da espécie mutante é o aumento demográfico, que cria a latência por mudança, pois começamos a ter um cérebro menos sofisticado do que pede o contexto.

grande_496-510x338

Saltos demográficos são acompanhados, pela ordem:

  • – de novas tecnologias cognitivas;
    – por mudanças no cérebro;
    – pela criação de um novo ambiente de pensamento;
    – que se reflete em um ambiente social.

O ambiente social, assim, é reflexo direto da complexidade demográfica.

  • Quando temos aumento de complexidade, teremos, no primeiro momento, um movimento de contração da diversidade da espécie, com centralização, criando mídias centralizadoras e uma sociedade que abafará a subjetividade para poder gerenciá-la, consolidando a governança atual, com mudanças, no máximo incrementais.
  • Quando temos aumento de complexidade, teremos, no segundo momento, um movimento de expansão da diversidade da espécie, com descentralização, criando mídias descentralizadoras e uma sociedade que incentivará, de novo, a subjetividade para poder usá-la como ferramenta de inovação para criar uma governança mais sofisticada, será um movimento de mudanças radicais.

380_wpm_lowres

O primeiro passo da chegada de uma nova Governança da Espécie é a mudança cerebral que o próprio uso das novas Tecnologias Cognitivas promovem no cérebro.

Este movimento é involuntário e provoca mudanças de percepção e emocionais, mas sem a consciência do que está em jogo, como as manifestações de 2013, no Brasil e outras em todo o mundo.

Há, no segundo momento, um processo de conscientização das mudanças e o início da formulação de novas premissas, explorando a nova conjuntura tecnológica e as sensações que o cérebro passa a provocar, dentro de um novo ambiente social, já com a nova tecnologia emergente.

Esse movimento de tentar compreender as novas possibilidades (do lado de fora) e estas sensações de mudança (do lado de dentro) é o que podemos chamar de criação de um novo Ambiente de Pensamento, que será o gerador de um novo Ambiente Social, com propostas concretas de alterações do que eu chamo de Tecnologias Sociais (leis, métodos) para produzir (economia) e decidir os rumos das nossas vidas (política).

A criação do Ambiente de Pensamento, ou do novo Ambiente de Pensamento é o movimento racional que precede o movimento de uma nova Governança da Espécie, que será feito por filósofos e teóricos, que estão já vivendo o novo Ambiente Cognitivo.

Normalmente, como no passado, a construção desse novo Ambiente foi feito de fora para dentro das organizações tradicionais.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat