Feed on
Posts
Comments

A crise da Sociedade Moderna é tecnológica!

imag080502

http://nepo.com.br/2014/11/25/a-crise-da-sociedade-moderna-e-tecnologica/

Há um diagnóstico completamente equivocado sobre a sociedade moderna.

Os anti-liberais e os liberais continuam brigando com as armas e conceitos do século passado.

Uns ainda não aceitam as grandes conquistas humanas de 1800 que foram a alternância de poder, que tirou o rei do trono e a livre iniciativa que fez frente ao senhor feudal.

Estas duas tecnologias sociais foram a base que nos permitiram saltar de 1 para 7 bilhões de pessoas, mas, de fato, chegaram ao seu limite.

reuniao dos estados gerais - franca antes da revolucao

É preciso, assim, entender algumas coisas para entender a crise da sociedade moderna:

  • – somos uma tecno-espécie, a única que cresce em termos de membros sem limites;
  • – quando as crises da complexidade demográfica chegam, inventamos primeiro novas tecnologias cognitivas e depois novas tecnologias sociais.

A invenção da alternância de poder e da livre iniciativa, duas poderosas tecnologias sociais, só foram possíveis, pois tivemos como pré-condição:

  • – a descentralização das ideias, com a chegada do papel impresso;
  • – o aumento de autonomia do cidadão, através da alfabetização massificada;
  • – que permitiu a criação das tecnologias sociais de descentralização social, que foram a alternância de poder e a livre inciativa.

Note que tivemos nesse momento uma conjuntura demográfica e uma saída tecnológica, que passaram os últimos 200 anos mostrando serviço.

revolucao-francesa-2

O que aconteceu nesse período de 1800 para cá é que houve um movimento natural de concentração de ideias e vou explicar por que.

Quando você aumenta a complexidade demográfica, você gera mais diversidade que precisa ser processada pelos ambientes sociais. Quando isso não é tecnologicamente possível, a tendência é centralizar para poder resolver a crise.

Estamos, portanto, saindo de um longo período de concentração de ideias, que gerou concentração de poder, de capital e de iniciativas.

As organizações passaram a ser servir da sociedade e viraram o rabo que está balançando o cachorro. E este rabo tende a cada vez ser mais materialista focado no curto prazo, nos bens materiais, no baixo significado.

Assim, o meu diagnóstico não é colocar a culpa “no sistema”, no “capitalismo”, mas na incapacidade que tivemos até aqui de superar tecnologicamente os impasses da livre iniciativa e da alternância de poder.

Nem os liberais e nem os anti-liberais têm a saída para a crise, pois ela só é possível ser superada pela inovação de tecnologias cognitivas e depois com tecnologias sociais, que podem ampliar as barreiras tanto da livre iniciativa, como da alternância de poder, descentralizando-as.

Estamos entrando em uma nova Era Social, na qual vamos reinventar novas tecnologias sociais mais robustas do que temos hoje para poder viver melhor com as 7 bilhões de almas humanas que habitam o século XXI, rumo aos 9 bilhões.

13

A crise da sociedade moderna é uma tecno-crise que só será resolvida com mais inovação que amplie o poder da livre iniciativa e da alternância de poder.

Seria uma saída tecno-liberal, aceitando as críticas que são feitos pelos anti-liberais, que é mais ou menos o que pede os movimentos sociais de rua em todo o mundo.

Isso não é uma mudança de discurso, mas de prática e é basicamente, através do uso de plataformas que permitam a colaboração de massa, onde é possível processar mais diversidade com mais eficiência.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat