Feed on
Posts
Comments

Ceticismo é qualquer atitude de questionamento para o conhecimento, fatos, opiniões ou crenças estabelecidas como fatos.

safe_image

O ceticismo é ótimo para a inovação em uma dada medida, pois é um questionador de fatos novos e antigos. Ou seja, toda inovação parte do questionamento de uma dada realidade. Porém, tem que haver uma entrada questionamento e uma saída solução para que o ceticismo seja útil à sociedade.

Há, porém, um ceticismo tóxico, que beira a uma sensação de depressão e impotência diante do mundo de pessoas que acreditam que nada vai melhorar.

O ceticismo tem porta de entrada, mas não tem porta de saída.

Tudo é ruim e vai continuar sempre ruim.

A inovação, ao contrário, acha que tem algo ruim, mas que pode melhorar com algum produto ou serviço.

Geralmente, o ceticismo tóxico joga a pessoa para uma inação, para uma atitude de omissão diante do mundo. É algo complicado para a inovação, mas normalmente o cético dorme na sala de aula da inovação, pois para ele o mundo é indiferente.

Ele já desistiu de viver e está apenas cumprindo tabela.

Há, porém, um perfil mais raro, porém existente do ceticismo tóxico militante que é aquele que não acredita em mudanças como o cético, mas em função disso tenta procurar impedir que qualquer coisa aconteça a sua volta para justificar a sua teoria.

Ou seja, não só a pessoa acredita na não-mudança, mas quer impedir que qualquer uma aconteça.

É a mesma diferença entre ambição e inveja:

  • A ambição é querer o que o outro tem;
  • A inveja é não aceitar que o outro tenha.

porta

Esse perfil é difícil de ser combatido, pois veste-se cores de uma pessoa crítica, consciente, mas que, no fundo, é um forte combatente de qualquer mudança.

Tudo que será proposto será apontado como a volta para o mesmo lugar, pois a mudança tem que ser tão perfeita, tão radical, tão diferente de tudo que está aí, que qualquer pequeno detalhe que aponte que não será assim é um ponto para o ataque da mesma.

O CTM é alguém que tem uma grande dificuldade de frustração e, por causa dela, não quer se engajar em nenhum processo de mudança. É um transtorno emocional, que não pode ser lidado com a razão.

Há apenas uma forma de combater o ceticismo tóxico militante e não pode ser através de argumentos, pois haverá sempre um contra-argumento teórico, muitas vezes sem pé e sem cabeça, mas haverá, pois é preciso manter uma postura crítica acima de tudo que está aí.

A vacina é perguntar qual é a proposta que sugere diante de um dado problema, já que todas as apresentadas não servem. O ceticismo tóxico militante sugere nas entrelinhas um “suicídio” em vida de toda a humanidade, pois tudo que fizermos nos levará ao mesmo ponto que estamos. Se é assim. por que fazer?

mente_fechada (1)

Sugere-se, então, que fiquemos em uma janela jogando pedra na vida,  sendo admirado por alguns pela nossa atitude crítica em relação ao mundo, evitando que as coisas aconteçam.

Identificar esse perfil e confrontá-lo sempre com o que ele sugere de solução tende a esvaziar e denunciar o discurso vazio.

Mas, afirmo, é um perfil que pode detonar um projeto de inovação se não for devidamente trabalhado.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat