Feed on
Posts
Comments

Já disse aqui que o conceito capitalismo, a meu ver, é equivocado, mas uso para chamar a atenção, mas não como referência teórica.

capitalismo comercial img

Em toda a sociedade humana teremos um sistema econômico, que cuidará do problema da subsistência da espécie.

Não haverá espécie sem um sistema econômico e vice-versa.

O erro principal cometido pelos críticos atuais do Empresismo (que é como chamo o capitalismo) é acreditar que simplificar ou ignorar o problema da subsistência da espécie. Temos uma sofisticada rede produtora, que será cada vez mais sofisticada quando aumentamos a complexidade demográfica.

O Empresismo foi o sistema criado, incentivando a iniciativa privada, pois quanto mais gente tivermos no planeta, mais “restaurante a quilo” teremos que ser.

capitalismo1

Ou seja, cada vez menos podemos esperar um garçom regulador da comida e mais precisamos de autonomia para que os processos ocorram, indo lá diretamente nos servir.

O que chamamos de mercado e de liberdade de ações é justamente a regulação da oferta e da procura. Quanto mais gente tivermos, no planeta, mais esse processo tem que ser mais fluido para poder lidar com o aumento da complexidade demográfica.

O que temos que criticar e melhorar no atual Empresismo é a sua concentração, que é justamente o que tem atrapalhado esse processo.

E, de fato, tivemos uma concentração e eu vou dizer com letras maiúsculas NECESSÁRIA.

Vou explicar esse aparente paradoxo e absurdo.

Veja o fato mais relevante para a sociedade mundial abaixo:

grafico_wiki

 

Tivemos por causa do Empresismo a possibilidade de saltar em 200 anos de 1 para 7 bilhões de pessoas. Sem o novo sistema econômico (assumido e gestado pela Revolução Cognitiva do Papel Impresso e consolidado em 1800) isso não seria possível.

O problema é que mais gente cria um problema grave de produção e isso precisa ser compensado com a concentração e o sufocamento da diversidade, como foi feito, através dos modelos sociais totalitários tentados no século passado.

A tentativa de concentração é a fase primitiva e pouca elaborada do aumento de produção.

Trabalho artesanato

O sistema como um todo criou uma forma de abafar a diversidade para poder manter a produtividade, ajudado pelos meios de comunicação concentrados.

Isso não foi mau ou bom, perverso ou não. Foram os fatos e a necessidade da espécie de sobreviver.

PONTO!

Temos que entender que a nossa espécie tem e sempre terá um problema de produção de bens e serviços, que sempre ficará ACIMA DE QUALQUER OUTRA COISA. Primeiro, se quer ter comida na mesa e depois podemos falar do resto.

Podemos hoje FINALMENTE E FELIZMENTE em escala global questionar essa centralização, pois temos hoje novas formas de resolver o problema produtivo, com aumento de diversidade, sem perder a produtividade.

Essa é a base sustentável do pós-“capitalismo” ou do que chamo do “cooperativismo”.

Finalmente, surge um novo ambiente econômico que permite que haja descentralização sem que as pessoas passem fome!

Essa é a base do Cooperativismo!

1 (3)

Conseguimos com o novo Ambiente Cognitivo criarmos novas Redes de Ação, que antes não eram possíveis.

E isso nos permite sonhar, de forma consistente, com descentralização, sem perder a capacidade produtiva.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat