Feed on
Posts
Comments

Vamos roubar o conceito da física, que diz:

dialogo-2 (1)

Entropia:

Em termodinâmica, entropia é a medida de desordem das partículas em um sistema físico. Utiliza-se a letraS para representar esta grandeza.

Comparando este conceito ao cotidiano, podemos pensar que, uma pessoa ao iniciar uma atividade tem seus objetos organizados, e a medida que ela vai os utilizando e desenvolvendo suas atividades, seus objetos tendem a ficar cada vez mais desorganizados.

Voltando ao contexto das partículas, como sabemos, ao sofrem mudança de temperatura, os corpos alteram o estado de agitação de suas moléculas. Então ao considerarmos esta agitação como a desordem do sistema, podemos concluir que:

  •  quando um sistema recebe calor Q>0, sua entropia aumenta;
  • quando um sistema cede calor Q<0, sua entropia diminui;
  • se o sistema não troca calor Q=0, sua entropia permanece constante.
  • OU seja, há uma relação de troca entre um corpo e o ambiente que recebe mais ou menos inputs e isso mantém ou desequilibra suas atividades.

liberdade+

Como posso usar essa comparação com a sociedade e em particular ao momento que estamos vivendo?

  •  Acredito que a sociedade vive da relação entre os cidadãos e suas organizações;
  •  Há uma relação de trocas;
  •  A sociedade precisa das organizações para sobreviver;
  • E as organizações vivem por que a sociedade as mantém;
  • O equilíbrio social é a relação permanente de conflitos e acordos entre as organizações e a sociedade, que trocam, digamos, “energias”, vias canais de comunicação e participação.

O que percebo e que quando temos o aumento do número de habitantes do planeta e principalmente um salto quântico nesse número há uma tendência a concentração de ideias, através da disseminação de Tecnologias Cognitivas Centralizadoras.

As organizações precisam sufocar a diversidade humana por falta de condições de poder estabelecer canais de comunicação com a sociedade, pois o número de demandas é maior do que a capacidade de ofertas.

sem_voz[1]__

Um dos pontos a ser resolvido é tentar homogenizar a demanda para reduzir o aumento de complexidade, por incapacidade produtiva.

  • Assim, vai se aumentando a “energia” das organizações para fora da sociedade – comunicação de dentro para fora;
  • E reduzindo-se a “energia” da sociedade para as organizações de fora para dentro.

Criando um processo cada vez maior de entropia, pois as organizações passam a não mais representar a sociedade, mas elas mesmas para o sistema continuar funcionando.

(Um longo período de Entropia Cognitiva chamo de Ditadura Cognitiva).

Na espécie humana, isso se chama o fortalecimento de um tipo de poder absoluta e o reforço dos interesses organizacionais corporativos cada vez maior em detrimento dos interesses da sociedade.

rubyyellling

Há, assim, uma latência que vai sendo criada de demanda de energia da sociedade para reequilibrar os objetivos e princípios das organizações.

Esse processo de entropia só começa a ser reequilibrado, quando a sociedade ganha novamente ferramentas cognitivas para conseguir se expressar e as novas organizações emergentes conseguem criar um novo modelo de governança que consiga:

  • – coletar as demandas:
  • – processá-las;
  • – e transformá-las, via novo modelo produtivo-comunicacional em produtos e serviços.

Assim, uma Revolução Cognitiva vem resolver um problema da relação sociedade- organizações, que estava em entropia, devido a incapacidade de se estabelecer um processamento sustentável das demandas.

Isso é, a meu ver, o que estamos assistindo.

É isso, que dizes?

One Response to “Entropia cognitiva”

  1. […] Entropia cognitiva – processo de inflexão, na qual as organizações ganham poder além do limite, em função do aumento de complexidade demográfica, reduzindo o espaço para a sociedade se expressar – em 05/08/14, ver aqui; […]

Leave a Reply

WhatsApp chat