Feed on
Posts
Comments

analise-de-causa-raiz

 

Um problema aparece quando uma dada continuidade de um dado processo começa a ter dificuldade de ir adiante. Algo o impede de continuar sendo feito da mesma maneira.

problema2

Este algo é chamado de problema.

Um problema entretanto é apenas um sintoma de algo que está pedindo uma modificação em um dado processo.

problema

Um problema indica, assim, que existem forças que estão atuando, como vemos abaixo:

problema4

 

  • Se o process se inicia irá lidar com forças novas;
  • Se o processo está em curso irá lidar com forças conhecidas, que vão sendo aprendidas ao longo do processo.

Há duas possibilidades de problemas:

  • – ou não se lidou com as forças conhecidas da mesma maneira, por algum motivo;
  • – ou são forças novas que apareceram agora por algum motivo e que não estavam no “radar” das possíveis reações.

Assim, quando temos um problema temos forças (conhecidas ou desconhecidas) que precisam ser administradas para que haja a continuidade do processo. Se ações não são tomadas, o problema pode virar uma crise e uma crise leve pode se tornar uma crise aguda.

pediatria-clinicas-genetica

Uma Teoria Aplicada visa identificar um problema (seus sintomas) causadas por forças que provocam descontinuidade.

É preciso assim, colocar em um laboratório de diagnóstico para saber:

  1. qual é o estado de continuidade de um dado processo?
  2. quais são os sintomas que o impedem de ir adiante?
  3. quais são as forças que o tiram da continuidade e o colocam em descontinuidade?
  4. qual é a origem/natureza destas forças?
  5. são forças conhecidas ou desconhecidas?
  6. existe uma força principal e outras secundárias?
  7. qual é a natureza/origem da (s) força (s) principal (is)?
  8. como podemos compará-la (s) com forças similares do passado?
  9. como é a relação no passado da força principal com a continuidade e descontinuidade?
  10. qual é a relação no passado da força principal com as forças secundárias?
  11. como aplicar o aprendizado do passado no presente?
  12.  como aplicar o aprendizado do passado no futuro?
  13. quais novas/velhas metodologias vão ser adotadas para levar o processo a uma velha ou nova continuidade?

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat