Feed on
Posts
Comments

Uma vida com uma taxa maior de alienação como detalhei mais aqui dificulta a capacidade de gerar reflexões.

Tatuagem-de-Marionete-2

Há na alta taxa de alienação uma dificuldade de sofrer com os problemas do mundo. Os problemas do mundo ficam mascarados, pois se vive uma falsa vida, pois não se está lutando para exercer a sua potência: talento para redução de sofrimento.

O sofrimento diante dos problemas para viver uma vida mais significativa vai nos colocando o que de fato é o mundo.

Enquanto estamos na corrente da alienação, o mundo não se apresenta de forma mais nítida.

Para vê-lo, é preciso enfrentar o desafio de ir em direção de uma vida mais significativa, pois haverá um conflito entre o mundo alienado e sua tentativa de sair da alienação.

Uma vida mais significativa via em direção inversa ao fluxo da sociedade, que tende à alienação. Assim, haverá um conflito entre o que você quer e propõe para a sociedade e o que a sociedade impõe a você.

marionette

E nesse conflito vamos aprendendo o que de fato é a vida, que quer se manter com uma alta taxa de alienação.

Refletir, a prática da filosofia, é justamente tentar entender mais a fundo esse sofrimento entre o que você quer levar ao mundo e o que o mundo não aceita que você leve.

Você passa a ser a experiência de mudança do mundo e só então o mundo se revela com mais nitidez.

É a procura da redução do sofrimento, do exercício da potência que fará com que o mundo fique mais nítido.

Um filósofo que não se proponha a viver essa sua potência e mergulhe na luta por mais significado no mundo não estará vivendo a filosofia e, portanto, não estará filosofando sobre o mundo. Apenas fingindo que filosofa!

8780955-lg

 

Há na tentativa de entender o mundo a necessidade de entrega de um projeto de levar significado ao mundo para que no conflito alienação e significado, haja a faísca do sofrimento do filósofo, que ao tentar ser entendida, produz a filosofia.

Que é resultado da tentativa de entender seu próprio sofrimento, que, no fundo, é o sofrimento de todos que procuram levar uma vida mais significativa.

Sair de Matrix é conseguir estar em Matrix e tentar sair de Matrix.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat