Feed on
Posts
Comments

Como vimos aqui, cada novo habitante no planeta traz mais diversidade para o mesmo.

Mas nem sempre as condições existentes (culturais e tecnológicas) permitem que essa diversidade seja absorvida pela sociedade.

E aí temos um fenômeno interessante, como vemos abaixo, que há um jogo de Diversidade e Homogenização para que haja um equilíbrio, como vemos abaixo:

triangulo_especies10

 

Note que há:

  • (+D) + diversidade;
  • (+H) + homogenização.

As ofertas serão homogenizadas até que possamos aumentar a diversidade de mudanças da Inovação, por exemplo.

O fator mais interessante é na área de Ideias.

Quanto mais gente tivermos no planeta, haverá uma tendência a homogenização em toda a extensão da sociedade, como vemos abaixo: 

 

triangulo_especies11

 

O aumento da demanda na Complexidade Demográfica vai gerar um grande surto de Homogenização na sociedade, pois a Complexidade Demográfica  precisa ser equilibrada com a capacidade de todo o ambiente em lidar com ela.

Quando saltamos de 1 para 7 bilhões necessariamente tivemos necessidade de homogenizar a produção, a inovação, as ideias e a governança para que houvesse uma redução forçada da diversidade.

Ou seja, o que dissemos para os novos habitantes foi o seguinte:

“Quer chegar? Tudo bem, mas eu vou precisar tirar a sua taxa de diversidade, pois não tenho condições de processar mais diversidade!”

O aumento de diversidade só é passível de incorporação na sociedade quando criamos novas ferramentas para realizar esse processamento de forma mais sofisticada, através de novos modelos de geração e processamento de ideias.

Aí começamos, artificialmente, ou tecnologicamente, poder aceitar mais diversidade, mas para isso vamos ter que alterar todo os lados do sistema, como vemos abaixo:

triangulo_especies12

Ou seja, uma Revolução Cognitiva permite que a Diversidade Demográfica, que trouxe o viés de homogenização na sociedade possa a ser vencido, pois conseguimos criar em todo o ambiente novos modelos que possam absorver essa diversidade, de forma sustentável mais harmônica.

Mas para isso começamos um ciclo de mudanças em todos os lados, começando com a comunicação, alterando a taxa de inovação, mudando a forma de produção e, por sua vez, da governança.

Aumentando a taxa de diversidade como um todo.

É isso, que dizes?

One Response to “Os limites da absorção da diversidade humana”

  1. Alex Rodrigues disse:

    Esse surto de Homogenização na sociedade gera as crises pessoais, como a procura por trabalho significativo, relevância e significado para a vida como um todo. Imagina o efeito que esse cenário tem na cabeça de uma pessoa que, impactada pela tecnologia cognitiva, teve sua plástica cerebral alterada mas não se deu conta disso. Ele sabe que esse mundo não se encaixa com o que ele quer, mas nem sabe o porque disso. Talvez o primeiro grande problema a ser resolvido para o nosso grupo é divulgar essas teorias. O que acha?

Leave a Reply

WhatsApp chat