Feed on
Posts
Comments

Para tender melhor o Polígono da Espécie Humana vamos precisar entender os movimentos internos de cada um dos seus lados para poder depois relacionar fatores entre eles.

Aqui vamos ver como varia o Ecossistema de Comunicação, e os fatores que mais importam na sua regulação e relação com o Polígono.

triangulo_especies3

 

O que é mais relevante para o Polígono é o movimento de Contração e Expansão da Comunicação, que alteram e é alterada pelas Taxas de Diversidade:

Note que há relações aí, pois não podemos aumentar a Taxa de Diversidade da Espécie Humana se não podemos incorporar essa diversidade no Polígono. Ou seja, haverá um reequilíbrio, levando uma contração para outra área para que o ambiente continue sustentável! 

outroevangelho.blogspot.com 2

Ou seja, a comunicação tenderá à Contração, toda vez que houver aumento da população.

Só haverá, de novo expansão, caso consigamos ter novas Tecnologias Cognitivas, que nos permitam processar mais diversidade!

Caso isso não seja possível, a diversidade será abafada, homogenizada para que haja um reequilíbrio do polígono!

Por isso, tivemos a forte Contração Cognitiva no século passado, tanto em termos de comunicação e governança.

Inovamos no que podíamos na Produção, mas, talvez, tenhamos regredido na Comunicação, que ficou mais concentrada e na Governança.

Só haverá inovação na Comunicação e na Governança para restabelecer o equilíbrio, quando temos novas Tecnologias Cognitivas, que SÃO AS ÚNICAS que permitem inovações mais radicais na Comunicação e, por sua vez, na Governança!

Os regimes totalitários do século passado, portanto, tentaram fazer à força o que a televisão e o rádio conseguiram na “maciota”: reduzir a diversidade da espécie para que se pudesse lidar com a complexidade demográfica.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat