Feed on
Posts
Comments

Há uma relação de causa e efeito entre problemas e Revoluções Cognitivas.

maxresdefault3-640x360

Quando há concentração de ideias, as respostas para os problemas vão se tornando padrão.

O padrão das respostas viram assuntos.

E há uma tendência de se trabalhar a produção e disseminação do conhecimento em torno de assuntos. Isso é possível, pois o controle das ideias, criam  uma baixa taxa de inovação.

Todo o modelo de produção de conhecimento (ciência) e de transmissão de conhecimento (ensino) tende a ser modulada por assuntos.

Note que há uma relação da expressão de sofrimento vinda de fora para dentro da sociedade para as organizações de ensino e pesquisa, como vemos na figura abaixo:

Clipboard10

 

Em um momento de Contração Cognitiva o desenho tende a ser desta forma:

Clipboard12

 

Note que os problemas que estão sendo discutidos nas organizações expressam uma baixa taxa de sofrimento de fora para dentro, tendo pouca prioridade.

A tendência é que, ao longo do tempo, os problemas vão perdendo a prioridade de estudos e a tendência é ir mais e mais para um estudo e disseminação de assuntos, que são problemas que foram resolvidos no passado e que vão sendo repetidos.

O estudo e a pesquisa por assuntos tem como características:

  • – baixa taxa de solução de sofrimentos de fora para dentro;
  • – compatível com baixa inovação;
  • – fortalecem a estrutura de poder das organizações, pois há quem domina os assuntos sem a possibilidade de medição de sua eficácia na sociedade.

f

Quando temos uma Revolução Cognitiva há um aumento de canalização da sociedade, aumentando a expressão do sofrimento que antes estavam invisíveis, aumentando gradualmente o fluxo e revertendo as prioridades:

Clipboard13

  • Assim, o estudo de assuntos será predominante na Contração;
  • E o de problemas na expansão.

Obviamente, que haverá ainda em cada Revolução Cognitiva, a partir de seus novos códigos uma adequação para uso intenso das novas Tecnologias Cognitivas disponíveis.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat