Feed on
Posts
Comments

Vou avançando com o conceito, como vemos abaixo, que melhora a figura do outro post.

Clipboard27

 

Note que eu coloco uma divisão no Modelo Mental, pois:

  • Há algo que vem da Plástica Cerebral que é um input de dentro para fora. É o cérebro emitindo novos sinais.
  • E há algo que vem da Cultura que é um input de fora para dentro. É a cultura tentando compreender estes novos sinais.

Se destacarmos este lado consciente, como sugiro na figura abaixo:

Clipboard28

 

Há uma relação entre o lado consciente do Modelo Mental que vai tentar compreender os novos inputs que chegam. Este papel cabe pela ordem:

  • – aos filósofos;
  • – aos teóricos;
  • – e depois aos metodológicos.

Veja como podemos expressar:

Clipboard29

 

 

Note que há pensadores e agentes de mudança que se conscientizam de determinadas atividades do novo Modelo Mental, já estão inseridos nele, com mudanças na nova Plástica Cerebral e passam a produzir Filosofias, Teorias e Metodologias.

Iniciando um processo de criação e disseminação da nova Cultural, que é resultado de um Modelo Mental emergente. E passam a trocar a nova visão com as organizações.

Assim, não será o Modelo Mental Consciente “puro” que vai alterar a sociedade e a cultura, mas a interpretação das intuições do Modelo Mental Inconsciente, que precisarão entrar em um “código” compreensível, através do uso das ferramentas de pensamento que temos hoje: Filosofia, Teoria e Metodologia.

Estas passarão a construir um novo Ambiente de Pensamento, como vemos na figura abaixo, com idas e vindas, contradições, que serão os embates para criação da nova cultura e, por sua vez, das organizações, vou trabalhar nestes destaque:

Clipboard32

 

Aqui como veremos abaixo podemos dizer que temos o novo Ambiente de Pensamento:

Clipboard33

 

O Ambiente de Pensamento será composto por todas as Filosofias, Teorias e Metodologias que serão feitas dentro do novo Modelo Mental, que serão completamente diferentes do passado.

Não estamos falando de outro paradigma em nenhum destes campos, mas de um novo Paradigma Mental, que é pai e mãe de tudo que virá a seguir.

É isso, que dizes?

One Response to “Modelo Mental: o lado intuitivo e o refletido”

  1. […] Ambiente de Pensamento – a capacidade de criação dos pensadores de criar Filosofias, Teorias e Metodologias e que forma a Cultura vigente e os modelos organizacionais – 18/08/14 – apareceu aqui; […]

Leave a Reply

WhatsApp chat