Feed on
Posts
Comments

Veja as etapas fazendo, para facilitar a compreensão, uma comparação com a informática:

Etapas da produção da cultura

A percepção mais importante para mim agora é comparar o Modelo Mental com o Sistema Operacional, pois começo a concluir que ele está preso a um determinado tipo de produção de “aplicativos”.

Há um aprisionamento do pensamento, a partir de um dado Modelo Mental, que vai produzir determinados aplicativos e impressões, ou seja, Cultura e Organizações que vão expressar esse modelo.

Como exemplo.

Não adianta os EUA invadirem o Iraque para implantar uma democracia no modelo ocidental, se o Modelo Mental da população for oral, pois eles vão voltar para algo similar do que era antes: um líder forte que os proteja e consiga administrar brigas entre tribos rivais, quase sempre religiosas.

Etapas da produção da cultura Pagãos

Uma mudança no mundo passa pela difusão de um novo Modelo Mental mais sofisticado, que é ele o produtor de uma nova Cultura. Não adianta vir com a cultura que é produzida por outro Modelo Mental, pois é um “sistema operacional” incompatível.

Não roda.

É isso, que dizes?

 

2 Responses to “Como produzimos cultura?”

  1. Nailton Monteiro disse:

    Gostei da analogia. Acrescentaria que há muitos que não estão dispostos a quebrarem os paradigmas já existentes, por falta de criatividade, disposição para sair da zona de conforto ou também a resistência dos “caciques”/chefões do modelo atual, que não querem perdem o poder e influência sobre os demais.

Leave a Reply

WhatsApp chat