Feed on
Posts
Comments

Não faremos reformas na política, na educação, nas organizações, mas teremos que facilitar para que a nova cultura, que já está sendo vivida pelo nosso novo cérebro possa ser exercida. Não será mais do mesmo, mas mais do que nunca foi vivido, pois o nosso cérebro não é mais o mesmo e nem nós, estamos radicalmente mutantes!

A Antropologia Cognitiva nos mostra que estamos entrando em um outra Era da Civilização Humana.

spring_detox-2

Podemos dizer que temos:

  • Macro-Eras Civilizatórias  – quando nosso cérebro se modifica radicalmente, a partir de um novo Ambiente Cognitivo, tal como a Oralidade, a Escrita e o Digital, criando uma nova Mentalidade Cognitiva e, por sua vez, novas médio e micro eras;
  • Médio-Eras Civilizatórias – que são marcadas por marcos que os historiadores marcam como Idade Média, Moderna, etc;
  • Micro-Eras Civilizatórias – quando temos fenômenos sociais, políticos e econômicos que estabelecem determinados parâmetros, tal como o feudalismo ou o capitalismo, que cria um ambiente político-econômico-social que acaba se espalhando por vários países.

A chegada de uma nova Macro-Era Civilizatória é, portanto, produtora de uma nova Mentalidade Cognitiva e esta de uma nova Cultura que mudará completamente a forma como organizamos a sociedade e suas organizações, criando novas médio e micros-eras.

detox-a-nova-onda-do-momento

Difícil perceber o seu surgimento, pois estamos no epicentro do furacão, mas podemos dizer que somos os primeiros pesquisadores sociais a conseguir enxergar esse fenômeno com a ajuda dos pesquisadores da Escola de Toronto, que conseguiram perceber o quanto as Tecnologias Cognitivas influenciam a nossa espécie.

Portanto, quando pensamos em termos de sociedade e de seu futuro temos que ter a noção de que estamos entrando em uma nova Macro-Era Civilizacional em que todas as cartas que estão na mesa serão embaralhadas e distribuídas de novo.

embaralhando-um-baralho-corretamente

Uma Macro-Era Civilizacional é basicamente a chegada de um novo “Capacete Cognitivo” que expande o potencial do epicentro da espécie: o cérebro. Os limites que tínhamos, até então, já não existem mais a não ser na nossa dificuldade de nos desintoxicar das barreiras que já não existem.

suco-detox-como-tomar

Podemos dizer melhor.

Que até o momento nossos limites para resolver determinados Impasses Civilizatórios Tecno-Cognitivos, quando só saímos de determinadas crises, ao criar um novo Ambiente Cognitivo.

Por mais que quiséssemos, por exemplo, melhorar o sistema político, havia um limite que o Ambiente Cognitivo Oral-Impresso-Eletrônico permitia.

O mesmo vale para a Educação, Ciência, Organizações, etc. Ou seja, deram tudo o que tinham que dar no Ambiente Cognitivo que chega ao fim.

Com a chegada do Digital, que introduz uma nova Macro-Era Civilizacional há um novo potencial, que rompe estas barreiras.

E a limitação JÁ NÃO É MAIS TECNOLÓGICA.

É a dificuldade que temos de nos DESINTOXICAR do modelo antigo, que tinha a limitação tecnológica anterior.

Isso nos leva a dizer que todo o movimento agora será em dupla direção:

  • – Desintoxicar da Macro-era cognitiva que chega ao fim;
  • -E e inovar para criar a nova Macro-era, a partir do novo potencial que nosso cérebro pode agora exercer, tanto individual quanto coletivamente, deixando a nova Cultura vicejar.

Assim, não faz sentido falar em Reformas, mas em Revoluções, mas não revoluções sociais, mas mudanças profundas em que deixamos a nova cultura ir, aos poucos, resolvendo os antigos impasses.

detoxgreen_suco_verde_300g_sanavita

Não faremos reformas na política, na educação, nas organizações, mas teremos que facilitar para que a nova cultura, que já está sendo vivida pelo nosso novo cérebro possa ser exercida. Não será mais do mesmo, mas mais do que nunca foi vivido, pois o nosso cérebro não é mais o mesmo e nem nós, estamos radicalmente mutantes!

É perceber as suas marcas e suas características para deixá-la florescer.

Este é o papel dos Agentes de Implantação da Governança Digital têm que exercer!

É isso, que dizes?

2 Responses to “As Eras Civilizatórias e a nova Era Digital – estamos em processo de mutação radical”

  1. […] – fases da civilização marcadas pelas Tecnologias Cognitivas – Ver mais aqui – […]

  2. […] As Eras Civilizatórias e a nova Era Digital – estamos em processo de mutação radical […]

Leave a Reply

WhatsApp chat