Feed on
Posts
Comments

Dogmatismo não é apenas pensar  dentro de determinados limites.

wildlife-monkeys-hear-no-evil-see-no-evil-speak-no-evil

É agir dentro destes padrões.

Quando se imagina uma interação, em que pessoas se encontram para trocar, supõem-se que as duas partes estão dispostas a mudar alguma coisa na sua forma de pensar e agir, a partir de um argumento ou uma informação passada pelo outro.

Qualquer diálogo honesto, supõe abertura.

É claro que todos temos uma taxa de dogmatismo dentro de nós, mas ela varia e geralmente  não é tão marcada por uma determinada corrente de pensamento fechada, com verdades absolutas.

O dogmático é aquele que basicamente já definiu uma conduta e uma maneira de pensar e está no mundo para disseminá-la. Ao conversar, você passa a ser platéia de um discurso pronto e fechado, não aberto a comentários.

Nada do que seja dito vai mudá-lo, a partir de uma forte crença interior, que geralmente o identifica com um determinado grupo que tem a mesma fé.

O dogma parece algo que está abaixo do “sistema operacional”. É uma placa-mãe em que parece que o usuário não tem mais acesso. Perdeu uma senha em algum lugar que nunca mais vai conseguir recuperar.

sceptics

Ele é uma máquina a serviço de convencimento de uma causa.

Interage para convencer e não para trocar.

Porém, há os dogmáticos assumidos (que são mais fáceis de identificar e lidar) e os enrustidos (muito mais dissimulados e difíceis de tratar).

Os primeiros são mais fáceis de reconhecer e lidar.

Os outros fingem que estão abertos à mudança, que estão dispostos a ouvir, conversar, se divertem com um teatro, ou até alguns se iludem que serão capazes de mudar. Fingem ou se enganam, de que há ali uma troca.

Porém, o tempo passa, os argumento são apresentados, mas o dogmático enrustido volta ao mesmo ponto, pois há algo, falta algum elemento, nem sempre coragem, de romper com o grupo de fé.

E está ele de novo a pensar como se não o tivesse atravessado.

Há uma clara dicotomia entre o pensar e o agir.

tapados

É capaz de afirmar até que concordar com dado argumento, pode até se empolgar, mas existe algum fosso entre o agir e o pensar.

O agir dentro do dogma é mais forte e determinante.

E volta-se para o mesmo ponto.

O problema dos dogmáticos assumidos ou enrustido é o mesmo: já fecharam uma visão maior da vida e não estão na vida e dispostos a dialogar e trocar com quem quer argumentos.

Não querem aprender com a vida, só tem a ensinar, pois descobriram a forma que a vida tem que ser. 

Nada que possa ser dito ou visto será motivo de reavaliação, pois haverá uma forma de encaixar o fato ao dogma. O dogma é poderoso o suficiente para abarcar tudo, pois não é feito de lógica, mas de crença e fé, é algo emocional, que não passa pela razão.

Doutrinação

Quero distância dos dogmáticos, pois diante do dogma não há argumentos.

Você passa a ser um objeto dentro de um jogo que já está definido.

  • Dos assumidos já consigo uma certa destreza. É conhecer e se afastar.
  • O difícil é identificar e agir com os dogmáticos enrustidos, que levam seu tempo, quando se poderia estar com outras pessoas mais abertas ao diálogo.

Eles fingem que conversam e esperam uma oportunidade para voltar com o mesmo dogmazinho de sempre.

Olhos_vendados

Infelizmente, é isso.

Quem disse que viver é para amadores?

É isso, que dizes?

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat