Feed on
Posts
Comments

O significado individual, aquilo que só nós podemos dar ao mundo, é o que nos acalma e tranquiliza, pois é a única forma, a meu ver, de acordar na segunda-feira com vontade de sair para a rua e chegar na sexta sem a vontade de encher a cara.

Beatles-AllYouNeedIsLove

O que queremos como humanos?

  • Freud apostava no prazer.
  • Adler no poder.
  • Os Beatles no amor: “All you need is love”.

Eu diria que um pouco de tudo isso, conforme o contexto, salpicando principalmente com Frankl, que afirmava que tudo isso acima se equilibra quando temos um significado.

E acredito que vivemos um pêndulo entre nossa capacidade de precisar do reconhecimento externo e convivermos com o nosso auto-reconhecimento.

Quando não temos significado individual, algo que abrimos espaço dentro de nós para conhecer, tentar, reinventar, reconhecer, retentar e reinventar, até a lápide, ficamos a mercê do olhar do outro.

frankl3 (1)

Viktor Frankl

Quanto mais precisarmos do olhar do outro para existir, sempre necessário, mais seremos co-dependentes dos contextos e do humor daquele que nos aprova.

E tendemos a procurar aquilo que não encontramos em nós: o prazer, o poder, o amor e complementaria a fama e o dinheiro pelo dinheiro.

O significado individual, aquilo que só nós podemos dar ao mundo, é o que nos acalma e tranquiliza, pois é a única forma, a meu ver, de acordar na segunda-feira com vontade de sair para a rua e chegar na sexta sem a vontade de encher a cara.

Quanto mais percebemos que estamos, independente das convenções e das patotas, colaborando com algo, que só nós podemos dar ao mundo, um sentimento de serenidade toma conta e menos nos importamos com o olhar alheio.

E vice-versa.

A vacina contra a carência é, a meu ver, o significado, que recoloca a busca pelo prazer, fama, dinheiro, amor, poder, que fazem parte da nossa vida em sociedade, no seu devido lugar.

É isso, que dizes?

 

 

4 Responses to “Significado é a vacina contra a carência humana”

  1. Alex Rodrigues disse:

    Concordo contigo. Ontem estava estudando Nietzsche e me deparei novamente com o conceito da Vontade de Potência (que alguns traduzem por vontade de Poder). Eu nem sei se interpreto esse conceito da forma como ele definiu mas para mim é exatamente onde ele toca com isso que você está falando, na vontade de realizar, diariamente, a potência que está em nós, o que imaginamos que podemos contribuir para o Mundo.

  2. Lucia disse:

    Quanta lucidez Dr Nepo, melhor post de 2014.

  3. Fernando disse:

    Serenidade! Esta é a palavra, vem do foco e comportamento. Atitude diante do desafio!

  4. Vanuza Cavalcanti disse:

    Excelente antídoto contra a anestesia!
    E na maioria das vezes a gente nem se dá conta que é tudo uma questão de escolha…

Leave a Reply

WhatsApp chat