Feed on
Posts
Comments

Os dois têm funções distintas: o palpite é algo que alguém tem sobre um determinado fenômeno, a partir da sua experiência, seja agindo, pensando, sentido. Uma teoria é algo que alguém tem, a partir do estudo em uma bancada de laboratório, no qual um determinado fenômeno é “dissecado”.

Quebra-cabeça

Podemos até dizer que o tempo para se formular um palpite pode até ser igual ao de formular uma teoria, não é uma questão de tempo, mas de abordagem.

Um fenômeno analisado por uma teoria deve ter:

  • – uma maior precisão do escopo do fenômeno, através de classificações, através de uma lógica que separe o joio do trigo e melancia de tomate;
  • – uma aplicação do escopo e suas diferentes classificações em contextos distintos (local, tempo), ou seja, onde e quando isso já aconteceu antes, pois nada é inusitado, apenas não foi bem percebido;
  • – uma procura de similaridade do fenômeno em diferentes contextos, que é a base de toda teoria, o sentido de repetição, de ordem diante do caos;
  • – e, por fim, o registro de normas e leis mais eficazes que regem aquele dado fenômeno, o objetivo sinal de toda teoria, que vai guiar, a partir daí, a construção de metodologias para agir em cima do dado fenômeno.

 

quebra-cabeca-ir0ne

Quando vejo análises sobre o mundo digital, de maneira geral, noto logo quando é palpite ou o esboço de uma teoria, pois os elementos acima não aparecem ou aparecem ainda de forma embrionária.

A pessoa não se preocupa em situar o escopo do fenômeno, colocá-lo em outros contextos, incluindo o passado, não procura similaridade e não procura normas e leis.

Apenas tem palpites vagos, a partir da sua experiência e sensibilidade, o que pode ser útil em problemas mais simples, mas JAMAIS em problemas sofisticados, desconhecidos e complexos, o que seria um crime!

como-monta_1350960028839

Isso não quer dizer que toda teoria é mais consistente do que palpites, vai depender dos palpites e das teorias e dos problemas a serem disssecados.

Mas não se pode comparar quando se tem uma teoria mais consistente, quando se tem palpites consistentes, as teorias são as ferramentas humanas para se entender e agir sobre problemas complexos e inusitados.

E os palpites para algo rápido e já bem conhecido.

No fundo, os palpites são sugestões em cima de velhas teorias, sem que a pessoa se dê conta disso.

quebra-cabeca4

Não utilizar métodos teóricos, quando necessários, pode ser considerado um crime contra a inteligência humana, com consequências perigosas, pois toda teoria (e palpite) gera uma ação, mais ou menos consistente.

É isso, que dizes?

One Response to “Qual a diferença entre uma teoria e um palpite?”

  1. […] Fonte: http://nepo.com.br/2014/05/06/qual-a-diferenca-entre-uma-teoria-e-um-palpite/ […]

Leave a Reply

WhatsApp chat