Feed on
Posts
Comments

Diferente do que achávamos, nossa maneira de pensar é condicionada pelos Ambientes Cognitivos, que quando mudam se tornam o marco zero para as mudanças da forma de pensamento da Espécie.

Fiz abaixo um desenho de como o pensamento evolui no tempo, a partir de uma Revolução Cognitiva. 

Veja o desenho, que vou detalhar abaixo:

camadas do pensamento

 

A primeira etapa de uma nova Governança da Espécie é a mudança de nossa maneira de pensar é a chegada de um novo Tecno-código.

Tivemos três, até agora, que se somam e se entrelaçam: linguagem, escrita (com variações) e digital. Cada um destes define os canais de circulação de ideias e a taxa possível de inovação da sociedade.

O novo tecno-código e o uso das novas Tecnologias Cognitivas que ele vai comportando e o sofisticando, vai alterando uma plástica cerebral, que é a etapa invisível e autônoma da chegada da Governança.

Depois, isso provoca uma mudança do Modelo Mental, do qual temos um pouco mais de controle, que é percebido e com mais adesão por quem se utiliza dos Tecno-códigos.

O novo modelo mental irá influenciar novas escolas filosóficas, teóricas e metodológicas.

Muitos não saberão por que estas mudanças ocorrem, mas se formos colocar no laboratório, como foi com a chegada do iluminismo, teremos novos paradigmas nestes campos, que têm que ser compatíveis com a nova Governança da Espécie e estes com o Tecno-código.

É isso, que dizes?

 

Leave a Reply

WhatsApp chat