Feed on
Posts
Comments

“Procure ser um homem de valor e não de sucesso” – Einstein;

Trabalhei aqui com o conceito de autenticidade.

liberdade (1)

Autenticidade é uma luta inglória para sermos mais do que querem que sejamos.

Quando temos Canais de Circulação de Ideias Digitais, que permite que as pessoas se expressem, podemos ter mais ou menos uma taxa de autenticidade colocada neles.

Diria que a baixa taxa de autenticidade é quando você utiliza o canal para aparecer para os outros. Ou seja, faz aquilo que a sociedade quer que você faça, o que dá Ibope.

Repete, assim, no novo meio digital mais horizontal o modelo do meio vertical oral-escrito antigo, no qual o que vale é o que o outro pensa e não aquilo que você quer pensar.

É um uso de reforço moral, pois você faz o que acha que deveria, pois o seu objetivo é estar a serviço mais geral. Diria que é um ego pouco trabalhado, pois não há uma reflexão do que é você diante do ego que lapidaram ao longo do tempo por você.

autenticidade-1

Diria que aumenta a taxa de autenticidade quando você utiliza o canal para se aparecer para você mesmo, faz do canal um elemento da briga pela autenticidade perdida. Faz dele aquilo que você acredita que é mais você do que aquilo que esperam de você.

(Note que a autenticidade é a briga do rochedo contra o mar, sem vitoriosos.)

O uso de um canal mais horizontal quando procura a autenticidade passa a ser algo independente de quem vem de fora. Sim, há uma influencia, mas não é o fundamental, pois trata-se de uma luta interna e individual pelo auto-reconhecimento, antes de tudo.

O problema é que há hoje uma intoxicação muito forte do ambiente verticalizado que estamos saindo (chamo de Ditadura Cognitiva) que faz da gente seres carentes de reconhecimento de baixa qualidade.

Queremos aparecer rápido e de forma massiva e vamos repetindo – em menor escala – o mesmo problema que temos do ambiente vertical passado: uma baixa taxa de diversidade no mundo.

rain

A crise que passamos é justamente a baixa diversidade e baixa qualidade de tomada de decisões, pois o esforço pela autenticidade de cada um é muito pequeno. O mundo, apesar de não dizer isso, precisa de sua diversidade e de sua autenticidade.

É hora de você lutar por ela!

É isso, que dizes?

 

One Response to “O seu canal digital está a serviço da luta pela autenticidade?”

  1. […] Se você tem um Blog, por exemplo, ou participa ativamente de Canais Digitais de Circulação de Ideias você pode, ou não, estar na batalha pela autenticidade ou ser mais instrumento de pasteurização -> ver o post aqui. […]

Leave a Reply

WhatsApp chat