Feed on
Posts
Comments

Digamos que o principal problema que temos hoje no mundo é uma dificuldade de lidar com a nova complexidade de 7 bilhões de pessoas, que se materializaram em menos de 200 anos. A atual Governança, com os Tecno-códigos que temos hoje é incapaz de tomar decisões de alta qualidade, o que nos leva a profunda crise que estamos envolvidos.

diversidade-etnica-e-religiosa

Um ser humano que nasce é um ser único, que traz ao planeta novas demandas, aumentando a diversidades de ideias, opiniões, temperamentos, níveis sociais, culturas, etc.

Tal diversidade precisa ser incorporada pela sociedade para que possamos ir atendendo a estas demandas, tanto as comuns a todos (sobrevivência) como as particulares (idiossincrasias).

O agente regulador entre a Complexidade Demográfica e a diversidade é a Governança da Espécie.

A Governança é o complexo aparato que nos leva a tomar decisões.

O epicentro da Governança são os Tecno-códigos, que nos permitem ter ampliar mais ou menos a capacidade de incorporar mais ou menos gente nas decisões, ou seja, incorporando à diversidade.

O que ocorreu nas últimas décadas foi um movimento invertido, como vemos na figura abaixo:

com_div

Enquanto a complexidade foi aumentando com a chegada de cada vez mais gente nossa capacidade  de lidar com a nova diversidade foi sendo reduzida, pois a Governança Oral-Escrita tem limites claros para lidar com um certo nível de complexidade.

Muitos querem atribuir o fenômeno da crise atual a vários fatores sociais, políticos e econômicos, sim existem no que podemos chamar de micro-história.

Mas eu diria que mesmo que tenha havido esforços em ampliar ou de reduzir a qualidade da Governança ela sempre iria, como está, a esbarrar nas paredes e limites das Tecnologias Cognitivas Orais e Escritas, no que podemos chamar de macro-história.

A fala e a escrita têm uma capacidade limitada para lidar com um determinada quantidade de complexidade, moldando um modelo de Governança. Quando aumentamos radicalmente o número de habitantes, precisamos criar uma nova Governança que possa administrar a complexidade, respeitando a nova diversidade e não inibindo-a.

151902402

A partir de um determinado nível de complexidade, isso se torna impossível para uma dada Governança, gerando uma crise da espécie, que podemos diagnosticar da seguinte maneira.

Aumenta a população, cresce a complexidade, mas a Governança da Espécie de plantão não consegue incorporar o novo patamar de diversidade e, para que continue a se manter viva, ela opta pelo caminho da compressão da diversidade, procurando homogenizar os humanos para ser manter sustentável.

Assim, uma crise de Governança da Espécie, motivada por barreiras tecnológicas, nos leva a reprimir a diversidade para que possamos lidar com a complexidade.

O problema é que as decisões mais e mais vão sendo tomadas cada vez mais por menos, gerando uma latência cada vez maior, pois há uma violência subjetiva, pois a taxa de alinhamento de cada um ao mundo e completamente desproporcional a do mundo a cada cidadão.

A Governança entra em processo de obsolescência e vamos tomando mais e mais decisões de baixa qualidade, aumentando a complexidade, sem ferramentas para que a diversidade seja atendida.

diversidade1[1]

A chegada de um novo aparato de Tecno-Códigos visa justamente lidar com essa crise, criando a possibilidade de, através das novas ferramentas, incorporar a diversidade para criar uma nova Governança da Espécie, que seja capaz de melhorar a qualidade das decisões.

A implantação da nova Governança Digital tem essa missão: ser capaz de lidar com a nova complexidade demográfica, aumentando a participação da diversidade na tomada de decisões.

É isso, que dizes?

Ver mais sobre isso neste post -> A diversidade massacrada

 

2 Responses to “Complexidade, diversidade e demografia”

  1. […] A grande sacada do Google, estrela maior dessa nova era foi justamente perceber esses rastros. A empresa mais valiosa do novo século apostou que era possível, com algoritmos diversos, extrair valor dessa mina humana para resolver um grave problema de espécie: lidar de forma sustentável economicamente com a complexidade demográfica que temos hoje, sem abrir mão da diversidade, ver mais aqui. […]

  2. […] Discuti um pouco aqui, como é a relação da complexidade com a diversidade e o papel do Pêndulo Cognitivo nesse processo. […]

Leave a Reply

WhatsApp chat