Feed on
Posts
Comments

Confesso que esta questão demorou para se resolver.

galaxia

A questão de Deus é uma falsa questão.

Não importa muito se você diz que acredita nele, ou não.

Pois isso, em termos práticos, não muda absolutamente nada.

010175101028-galaxias-despidas

O que importa para ateus e quem acredita, a meu ver, são algumas questões importantes:

  •  Ética – você direciona a sua vida para um princípio maior que leve em conta o outro e as gerações futuras?
  • Saúde mental e afetiva – consegue perceber que você não é o dono da terra e que há 7 bilhões, pelo menos, de outras galáxias no universo?
  • Epistemológica – que independente da sua fé ou não fé, a vida tem regras e que você não é o dono da verdade e a melhor forma de conhecê-la (sempre parcialmente)  é dialogando, de forma aberta, com as outras pessoas?

Se estes três pontos estão bem resolvidos, pouco importa se Deus existe, ou não, ateus e não ateus podem dialogar facilmente.

Concordas?

Que dizes?

 

3 Responses to “A falsa questão de Deus”

  1. anonimo disse:

    Se o ponto é: Deus existir ou não… concordo. Logo, pelo que entendi, seria pouco ou quase nada diferente a vida com ou sem ele (ou sem o conhecimento da sua existência).
    Porém, procurando entender onde vc quer chegar, levanto outra questão: e se Deus for a verdade? Podemos viver sem a verdade? Qual a importância da verdade pras pessoas? De que serve o método científico? De que serve as ciências? A quem serve a verdade? Podemos viver e morrer numa completa mentira e sermos feliz? É possível a felicidade sem a verdade? Existe diferença entre prazer e paz? Se tudo é relativo mesmo, então não existe verdade e pouco importa as ciências, o que vale é o prazer pelo prazer. Do contrário, aceita-se que a verdade existe. Isso muda tudo. Desnecessário tanta responsabilidade. A maioria das pessoas não quer ter que ler todo um “manual” de princípios e valores antes de se viver. Vai na tentativa e erro mesmo. Não querem muito. Tendo sexo fácil e conseguindo pagar as contas.. tá dboa! A humanidade já passou da fase da decadência a muito tempo. Estamos chupando pirulito a caminho do precipício. Um mundo sem verdade é um mundo sem regras, onde tudo vale porque não há uma referência pra se decidir e nem se dialogar (como vc citou). Leia sobre Apeirokália dos gregos. A humanidade hoje toma suas decisões com base no medo, na insegurança (isso é cultural, não racional). Decisões tomadas com base na verdade exigem da pessoa coragem, honestidade e responsabilidade. Isso hoje é pouco necessário pra “se dar bem na vida” (na visão deles). É por ai…

  2. Não! Não tem explicação! Que lindo! Fantástico o que vejo. Saibam que existe um Criador, que ao criar todas as coisas, Ele não esqueceu de você. Você foi criado à imagem do ETERNO SER QUE É A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA. REFLITA DIANTE UM ESPELHO E COMECE A APRECIAR O QUANTO VOCÊ É BELO. ELE, O CRIADOR, COLOCOU EM VOCÊ UM RECIPIENTE, UM ESPÍRITO PARA QUE VOCÊ PUDESSE CONTER O CRIADOR. ELE FAZ MORADA E HABITAÇÃO EM TI. SOMOS OS MUITOS VASOS PARA CONTÊ-LO.
    Em meu livro: ‘A Noite Não Dorme…, eu faço a minha reflexão! ‘Mundo agitado, apressado e sem parar. Todos correm para a velhice, para a caduquice, amnésia e inércia. São opacos sem faróis. Por quê?! Que é isso gente?! Parem para refletir, cumprimentar alguém. Já deu um bom dia hoje a um desconhecido? – E se esse desconhecido for o ETERNO? Olhe! Sinta que todos somos um princípio, meio e fim. Procure a princípio um meio de por fim, um basta! E seja, um poeta do próximo. Declame! Cante! Sorria!… Você vai ver, tudo vai mudar. Diga: Bom dia vida! Faça-o também! É o meu inicio…
    Uma folha cai… muitas folhas caem e a vida se ajeita, se arruma, se aduba.
    A vida é orgânica, aduba a si mesma. Adube-se vida! É minha continuidade…
    – Por que não consigo envelhecer?!
    – Bem que sei:
    -Reside em mim uma criança sem culpa. -É minha longevidade…
    Deus se renova p’ra mim e eu fico ‘novinho em folha’, nas páginas dos meus
    rascunhos de vida real e de realeza. Tomei posse. Agora, regenerado. A vida que só quer viver. Vivendo e vivendo, vivendo e aprendendo. Um homem sábio nunca sabe o suficiente. Mas o bastante para sempre recomeçar, fazer de novo, até ficar bem feito. Tenho ‘TPI’. Você sabe o que é ‘TPI’? – TPI é: Tenho Paz Interior!
    Algumas frases do meu livro, a noite não dorme…
    Rascunhos das minhas horas extras…
    Não Nasce Ateu!
    27- Não existe ateu. Nenhum sequer!
    – Os poucos que conheci e que se afirmaramsê-los, quebraram a cara comigo! Arrancavam os seus selos já postados para destinatários inexistentes; suas cartas-argumentos foram rasgadas juntamente com os envelopes-envólucro-carapuça; perderam os seus valores postados em suas identidades cheias de argumentos paupérrimos. Puderam ver que são incoerentes, contradizentes e sem nenhuma razão de serem o que afirmam em ser não sendo nada.
    Sem Arrombamento
    36- Pulso que pulsa repulsa e expulsa, o ódio que é óbvio a opróbrio ilusório. Nasceu, ‘tal qual edital, recital’… Não tarde o embate. Miraste em miragem. Mirraste contraste. Esfera de espera às entregas de quimera. Implode que pode, descobre e explode! Onde só o perdão abre as milhares portas sem maçanetas.
    Instantes de Eternidade
    38- Por um minuto de espera…
    Ora hora que voa…
    na semana que passa, acontece…
    tudo é muito rápido e às vezes esquece…
    e assim cada mês segue outro mês.
    Início do ano, fim de ano.
    Só o instante que nasce é sem fim.
    Momentos
    39- Passa minuto, hora, semana…, ora depressa.
    O mês é rápido e já distante…
    – No ano é assim: mal começa e já termina.
    Tudo passa, acaba, encerra, finda… E velozmente!
    Mas um instante com O Eterno Criador, nasce… É o momento! Amanhecer oportuno, que não tem fim…
    Análise Sintática
    40- Predicado é o que atribui qualidade ao óbvio em magnanimidade e distingue ao nobre. Já o predicativo é o significado de tudo que modifica e completa o verbo em predileção especial no tempo, em afeição e modo. Infinitivo do SER,
    O Mais-que-Perfeito obséquio, favor, mercê do Criador.
    Não há Coração que resista…
    46- Pelo condicional: não se pode fazer nascer. Ou pela alternativa: se antes não houver perdão. Todos como florestas em território estranho e embrionário. Interlocutores-intrusos-impacto-incêndio, onde nada extingue a chama.
    Vai –e -Vem do Tempo
    “Reflexão”
    49- Precisa-se voltar no tempo,
    ocupe-se e reflita a tempo,
    não negligencie: não tendo tempo,
    transporte-se enquanto é tempo,
    externe-se e entremescle-se pelo tempo,
    imponha-se e afetive-se neste tempo,
    ocupe-se em se dar tempo.
    Casa de Habitação de Deus.
    63- Só no coração do homem pecador
    humilde já regenerado.
    Sem Despejo
    64- É quando o homem pecador humilde já regenerado, vira o inquilino no coração de do Criador para sempre.
    Carlindo Lelis De Carvalho Benyahuh

  3. João disse:

    “sabemos em parte e em parte falamos”, “quem pensa que sabe, ainda nao sabe como deveria saber”, todas essas passagens de Paulo mostram que mesmo em um nível bem alto de proximidade com a verdade (como a do r. apostolo), ainda sim nada sabemos sobre Deus e a verdade, pois seu começo, meio e fim são e serão sempre desconhecidos. E é justamente o fato de nao sabermos de sua totalidade que nos leva (ou deveria uma mente sóbria, sem vícios e costumes) a aceitarmos e não nos revoltarmos quanto a nossa finitude ou limitação diante do todo. Porém, por mais que vejamos gente morrendo todos os dias e o mundo, o universo e tudo que existe continuar a existindo mesmo sem a gente, isso não significa que eu possa falar de vida eterna, paraíso, salvação, céu ou inferno, reencarnação, ou mesmo que a consciência exista sem a matéria. Porque tudo isso é fruto de uma vontade de querer encontrar sentido para o desconhecido, que é fato incontestável. Só uma mente insegura quer dar explicação pro que não pode ter explicação. Saber exergar as coisas como elas sao sem fazer qualquer julgamento, querer defini-las, entendê-las, é um bom começo para entender o que é a realidade e não viver numa ilusão. Quando conseguir aceitar os fatos, o que é o homem que anda sobre essa terra por milhares de anos e cultivando os mesmos hábitos de posse e acumulação, e que somos todos assim, então poderá caminhar a trilha da verdade. Antes disso, tudo o que falar será mais do mesmo, apenas repetição para agradar os ouvidos cheios de angustia e tédio em busca de alívio para sua ansiedade por certeza – quando de fato é que não existe certeza nenhuma, como Paulo falou “sabemos apenas em parte”.

Leave a Reply

WhatsApp chat