Feed on
Posts
Comments

Pessoas que vasculham o horizonte por sinais de mudança devem de alguma forma separar as tendências importantes e duradouras daquelas que são de curta duração e, finalmente, irrelevantes. (Confundir uma mudança fundamental com uma alteração temporária pode ser fatal.) – Miles D. White; – Frases de 2014. 

800px-Death_8_bg_082303

Vamos criar mais uma regrinha.

Quanto mais estranho ou diferente for um fato no estudo de cenários, mais tempo teremos que nos dedicar a ele para compreende-lo.

  • Fatos estranhos pedem visões diferentes das tradicionais.
  • Fatos estranhos pedem visões alternativas de sua interpretação.
  • Fatos estranhos podem ser melhor interpretados por gente que não está no circuito oficial, pois pode ter uma visão de fora e menos interessada;
  • Fatos estranhos podem questionar filosofias e teorias vigentes, impactando nas metodologias praticadas;
  • Fatos estranhos podem exigir uma time line maior para a sua compreensão, a procura de fatos estranhos similares no passado.

O problema com fatos estranhos que queremos “desestranhar” estes fatos, tornando-os mais conhecidos e cometendo, assim, um erro de cenário, pois se há um fato estranho algum ajuste precisa ser feito em como vemos as coisas (filosofia e teoria).

Se há um fato estranho na sociedade é por que esse tipo de coisa acontece e nós não sabíamos que ocorria daquela maneira.

Há algo a ser investigado ali.

A vida não cabe nas teorias, as teorias é que correm atrás da vida.

Estranho no ninho

Diria ainda.

Quanto mais:

  • – estranho for o fato;
  • – se repetir ao longo do tempo;
  • – e começar a ser vital para os negócios.

Mais e mais teremos que nos dedicar ao estudo dele para que possamos compreender o que precisa ser feito de mudança na nossa maneira de pensar.

Sugere-se, assim, que o Laboratório Estratégico de Inovação tenha uma área investigativa para estudos de fatos estranhos para que sejam feitas as revisões filosóficas, teóricas e metodológicas necessárias.

É isso,

que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat