Feed on
Posts
Comments

A evolução da Expansão Cognitiva, vai cada vez mais tornar o cenário mais e mais incerto, com iniciativas cada vez mais radicais e maior adesão rápida da sociedade.

Vivemos uma Expansão Cognitiva.

futurologia (1)

Nestes fenômenos na história temos um radical aumento da taxa de inovação da sociedade, pois:

A formação educacional/profissional que tivemos foi voltada para o ciclo que está se fechando: de continuidade e não de ruptura.

  • – uma baixa taxa de inovação;
  • – organizações controladoras e repetidoras;
  • – baixo incentivo à abstração e a independência dos profissionais e empreendedores para recriar.

Em tal circunstância, a demanda por cenaristas, estrategistas é muito baixa, pois os planejamentos estratégicos são feitos de forma burocrática, pois o cenário não mudava muito.

As organizações estavam muito mais preocupadas com o presente imediato e sua continuidade Ad infinitum do que com o futuro. O futuro estava certo e garantido!

A evolução, entretanto, da Expansão Cognitiva, vai cada vez mais tornar o cenário mais e mais incerto, com iniciativas cada vez mais radicais e maior adesão rápida da sociedade a uma nova Governança da Espécie.

futurologia com i ching multidimensional (2) mini

E mais e mais será fundamental e uma diferença estratégica:

  • – Ter profissionais que possam ter uma boa teoria sobre o futuro;
  • – Conseguir transformar essas teorias em metodologias, produtos e serviços para se alinhar com ele.

Isso exige a formação de um tipo de profissional completamente diferente do operacional ou do atual estrategista, que trabalha com uma “time-line” muito curta, que é o que falei aqui.

Que dizes?

 

One Response to “Futurologia: uma profissão de futuro!”

  1. Simone disse:

    Tive a oportunidade de conhecer metodologias de Estudos de Futuro bem interessantes na Finlandia. Um autor fundamental, na minha opiniao, é Wendell Bell, que aborda aspectos similares ao seu. Tenho um livro dele, Foundations of Futures Studies, que é muito bom!

Leave a Reply

WhatsApp chat