Feed on
Posts
Comments

Tenho tentado defender aqui neste e-book que estamos justamente no momento de dificuldade de criar a sabedoria de conseguir mudar o mundo e sobreviver deste mundo.

Um dos pontos centrais de um empreendedor orgânico é sua relação com o legado.

2-1024x704

Hoje, de maneira geral um empresário, ou empreendedor, vai avaliar seus resultados pelo dinheiro que conseguiu gerar.

Vivemos o fim de uma época em que o dinheiro ocupou um lugar maior do que deveria na sociedade, uma das características de um longo período de contração cognitiva.

Diria que o movimento inverso do pêndulo cognitivo, da expansão cognitiva nos leva a valorização de redução de sofrimento e o dinheiro passa a ser menos importante do que é hoje.

A sociedade mais empoderada aceita menos o lucro pelo lucro e organizações se servindo da sociedade e não a serviço desta.

E aí entra uma visão ética-filosófica do empreendedor que precisa estabelecer um propósito – uma causa ligada ao viver e não apenas ao sobreviver.

Tenho tentado defender aqui neste e-book que estamos justamente no momento de dificuldade de criar a sabedoria de conseguir mudar o mundo e sobreviver deste mundo.

Técnicas-para-sobreviver-na-enchente-17

Assim, por exemplo, este blog é o meu espaço de vida, não espero dele sobreviver dele.

Claro que serve como divulgador das minhas ideias e serviços, mas aqui eu desenvolvo um projeto de vida, no qual quero deixar o legado das minhas ideias.

Independente da sobrevivência que consiga, o blog é um projeto de ajudar os outros a refletir sobre alguns pontos que tenho me dedicado.

Tento ainda fazer das minhas ideias serviços e mostrar a geração de valor que novos projetos de inovação disruptiva podem ter na sociedade.

Ou seja, sou meio ONG, meio empresa.

73213_Papel-de-Parede-Borboleta-no-Final-da-Metamorfose_1280x960

O foco é sobreviver e viver.

Não é fácil, pois a ditadura cognitiva deixou suas marcas e as pessoas, na sua maioria, não têm espaço para grandes mudanças.

Mas aprendi, com o tempo, que é preciso ter desafios na vida que coloquem a sua taxa de criatividade lá em cima.

Depois de 18 anos de empresa, mais de 400 projetos realizados, diria que sobreviver é difícil, mas não é uma coisa do outro mundo, agora viver e fazer um trabalho significativo é mais complexo.

Meu esforço vai nessa direção.

É um desafio muito maior, mas me pergunto para que estamos aqui afinal?

Que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat