Feed on
Posts
Comments

 Vou trabalhar aqui com o problema das organizações intermediadoras, aquelas que não são produtoras diretas, mas intermediam processo e produtos.

1324860738515_scrapeenet

Hoje, como detalhei aqui, vivemos crises diferentes com a chegada da Revolução Cognitiva:

  • Em países centrais e periféricos (não leve para o lado moral, apenas referência econômica);
  • E dentro deles das diferentes organizações, como detalhei aqui.

O ambiente cognitivo analógico passado deu a elas, ainda mais com o aprofundamento da contração cognitiva, forte poder de mídia e de mercados.

A intermediação, que tem um custo, foi pesando sobre a sociedade, que não tinha alternativas para estabelecer novas bases de troca, pois faltava canais para que isso pudesse ser feito e, ao mesmo tempo, confiança.

A crise da indústria de intermediação como um todo é justamente o poder que as tecnologias cognitivas reintermediadoras que estão se modificando têm para modificar a equação cognitiva na sociedade.

Cria-se um novo modelo de confiança, que mata o modelo de confiança do passado.

Note que a intermediação é, basicamente, a venda de confiança de que uma ponta pode trocar com a outra. E quem carimba/viabiliza essa confiança é o intermediador, cobrando um preço para isso.

blind-guides.jpg-w=538&h=403

A confiança/serviço de intermediação que era vendido perdeu o valor por dois motivos:

  • – abriu-se canais horizontais, que eram fechados, reduzindo o custo das trocas;
  • – e criou-se um novo modelo de avaliação dos produtos e serviços, via karma digital.

 O valor dos intermediadores analógicos-impressos despencou, pois eles não são mais necessários, ficando cada vez mais caros e ineficientes.

É uma indústria em extinção, que precisa se reinventar.

No Brasil, na América Latina, estamos vivendo uma bolha econômica-tecno-cognitiva, pois há uma ascensão de novos consumidores, que passam a operar com os antigos intermediadores, mas só um período, pois os que vão se incluído tecnologicamente tendem a optar pela nova intermediação digital, mais barata e eficaz.

É um caminho que leva ao abismo.

É preciso se reinventar por completo e isso não é nada fácil.

Que dizes?

 

Leave a Reply

WhatsApp chat