Feed on
Posts
Comments

Falei aqui da atual crise da ciência e seu desdobramento.

f2

Além de todas as questões abordadas ali, podemos dizer, principalmente na área humana, que os estudos acadêmicos se voltaram para assuntos, verdadeiros sacos sem fundo, de pouco interesse e valor para a sociedade.

Quando temos Revoluções Cognitivas há uma abalo no narcisismo organizacional e o estudo de assuntos vai ficando algo cada vez menos valoroso.

Há o início de uma forte pressão da sociedade para que os estudos se voltem, novamente, para onde o calo aperta: os sofrimentos e as suas soluções.

Obviamente, que não se pode resumir estudos apenas em problemas ligados a sofrimentos, pois existem pequisas que podem de forma aleatória ajudar nessa direção, mas é preciso trabalhar com taxas.

Diria que hoje 70% lida com assuntos e 30% com problemas, talvez na área humana, seja ainda maior. É preciso inverter essa relação, aumentando o esforço de estudos que ajudem a reduzir sofrimentos.

Hoje, fica a critério de cada pesquisador o que ele deseja estudar e não há um programa de problemas escolhidos pela sociedade que gostariam de ver seus pesquisadores – pagos por ela inclusive – se debruçarem.

isolamento

A mudança profunda da ciência é que ela vai ser mais e mais pressionada por soluções e isso vai nos levar as mudanças em direção a uma nova governança e uma nova forma de se produzir conhecimento.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat