Feed on
Posts
Comments

Estava ouvindo este vídeo, que é só um trecho de uma palestra maior.

E dois conceitos/relações entre eles me chamaram a atenção.

A primeira delas a briga dentre duas visões de mundo, que aparecem em dois filósofos da Grécia Antiga: Parmênídes e Heráclito.

  • Parmênides representa bem um perfil comum diante de mudança. Ele diz: nada muda, apesar de tudo. São os que podemos dizer que são os resistentes às mudanças.
  • E, por outro lado, Heráclito é aquele que diz justo o contrário, que tudo muda, mais conhecido pela imagem que ninguém entra no mesmo rio nunca, pois o rio nunca é o mesmo e a pessoa idem.

Acredito que as duas pontas se encontram em algum lugar e isso vai depender do contexto histórico que vivemos.

Há momentos na história em que há macro-mudanças e instabilidade e Heráclito vai bombar. E vice-versa há momentos em que há estabilidade e consolidação e é a vez do Parmênides.

Acredito que toda mudança precisa de um tempo para assentar e nestes momentos há uma necessidade de estabilização e vice-versa.

Ou seja, que tudo muda com o tempo concordo, mas há algo que não muda, que é a própria mudança.

parmenides-livro

Outro ponto do vídeo que gostei, que pode nos ajudar é quando ele faz uma separação entre macro tendência e moda.

  • Moda seria criada por alguém para os outros, de forma vertical.
  • E macro tendência é criada de todos para todos, de forma horizontal, a despeito das estruturas estabelecidas.

Acredito que a futurologia, ou a criação de cenários, que é chave para quem faz estratégia de médio e longo prazo precisa incorporar esse balanço entre estes dois filósofos.

O mesmo digo para o pessoal que hoje se chama “gestor de inovação”.

Assim, podemos dizer que há ciclos de expansão e contração de mudanças em que em cada momento um filósofo destes passa a ser o rei da cocada preta.

Mas é preciso para o exercício da futurologia entender as forças que provocam mudanças, o que vou chamar de filosofia da futurologia, para a qual dedico o outro post.

Que dizes?

Versão 1.0 – 01/12/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.

Leave a Reply

WhatsApp chat