Feed on
Posts
Comments

 Estamos entrando em uma nova etapa dos estudos da sociedade, descendo para um patamar mais baixo das mudanças humanas: a topologia de rede, códigos fundamentais para ajudar nos projetos 2.0.

Versão 1.0 – 09  de outubro de 2012
Rascunho – colabore na revisão.
Replicar: pode distribuir, basta apenas citar o autor, colocar um link para o blog e avisar que novas versões podem ser vistas no atual link.

Antes lidávamos com os códigos micro e macro sociais, políticos e econômicos, que podemos chamar de aplicativos que rodavam em  um dado sistema operacional social. O micro é o aplicativo, o macro o sistema operacional e embaixo de tudo temos as mudanças topológicas da rede.

Toda nossa noção de mudanças históricas da sociedade estavam no estudo destes códigos, que rodavam em uma plataforma definida por uma dada topologia de rede estável, antes invisível, que podemos chamar de códigos da placa-mãe da sociedade. Como não se mexiam, não os conhecíamos, não tínhamos estudado em detalhes.

Hoje, começamos a entendê-los, estudá-los e poder começar a gerenciá-los. São os “códigos de máquina” mais abaixo do que estes, que é a base dos projetos 2.0.

Ou temos noção do que estamos lidando com algo completamente novo, ou simplesmente vamos mexer em um ambiente sem saber os resultados.

Veja figura abaixo:

Podemos dizer que os códigos das topologia de rede, que se alteram quando uma dada tecnologia cognitiva permite novas formas de circulação de ideias.

Estamos mudando os códigos da placa-mãe da sociedade e por isso estamos tão assustados!

Essa mudança, até hoje, não foi consciente é espontânea e tem aceitação, pois vem ao encontro de um grande conjunto de latências da sociedade.

Não é a primeira vez na história que mudamos tais códigos (chegada da fala, escrita 1.0 e da escrita 2.0 – prensa), mas é a primeira vez que temos a consciência da mudança.

E, por isso, poderemos agir nela de forma mais clara e com mais precisão.

Sim, os códigos baixos definem todos os outros.

E sim quando se alteram obrigam a mudança do sistema operacional e dos aplicativos, alterando toda a sociedade.

Na minha avaliação, a topologia baixa da rede da sociedade precisa ser alterada quando temos combinados os seguintes fatores:

– Aumento radical da população;

– Forte controle das ideias de uma dada topologia de rede, que nos leva a:

– Crise de representação das autoridades de plantão;

– Crise produtiva do modelo de intermediação da topologia da rede passada.

Ou seja, projetos de nova topologia de rede vão procurar necessariamente, pela ordem:

– Se apoderar da nova topologia de rede de forma eficaz para basear os projetos;

– utilizar os novos códigos para reintermediar o antigo intermediador;

– o que inclui: mais transparência, eficácia com menor custo.

Quem quer lidar com o mundo 2.0 precisa dominar estes códigos, pois se não estará lidando com os códigos mais acima, que já não são suficientemente precisos para lidar com a mudança em curso.

Que dizes?

3 Responses to “Os novos códigos da placa-mãe da sociedade”

  1. […] Temos visto aqui que o que está mudando na atual sociedade é a passagem do código baixo da sociedade de uma topologia de rede mais centralizada para uma mais descentralizada. […]

Leave a Reply

WhatsApp chat