Feed on
Posts
Comments
A hipocrisia janta e almoça silêncio – Nepôda safra de 2012;

Versão 1.0 – 14 de fevereiro de 2012

Rascunho – colabore na revisão.

A hipocrisia é uma característica humana de se falar uma coisa e se fazer outra. Socialmente falando, a hipocrisia  é uma arma de qualquer poder para encobrir interesses individuais em nome do coletivo.

A enganação social toca a seguinte melodia:

“Olhem para o canto da sereia, mas não para o seu rabo!”

A taxa de hipocricia é, entretanto, dependente direta da variação da taxa de controle de circulação de ideias.

  • Quanto mais controle da circulação de ideias for possível, mais a taxa de hipocrisia tende a crescer, pois pode-se esconder as ações e os fatos com mais facilidade.

Os fatos ficam, por tendência, mais encobertos pelas versões, alargando a distância do que se diz e do que se faz.

  • Quanto menos controle de circulação de ideias mais a taxa de hipocrisia tende a dscrescer, pois é mais difícil esconder as ações e os fatos.

Os fatos ficam, por tendência, menos cobertos pelas versões, reduzindo a distância do que se diz e do que se faz.

A circulação de ideias mais livre nesse novo mundo digital envolve uma série de fatos incontestáveis e passíveis de medição, a saber:

– a oxigenação social, através de um número exponencialmente maior de novas vozes não viciadas pelo canal anterior, através dos cada vez mais baratos e hiper-conectados canais digitais virais;

– O maior adensamento de grupos que mantêm as pessoas em contato com uma regularidade exponecialmente maior por nichos de interesse;

– a possibilidade muito mais rápida e barata de classificação voluntária da reputação de produtos, serviços, sites, pessoas e fornecedores, através de estrela, comentários, curtir;

– a possibilidade muito mais rápida e barata de classificação involuntária da reputação de produtos, serviços, sites, pessoas e fornecedores, através do simples cliques, repasses, seguir.

Essa avalanche coletiva de opiniões expressadas e trocadas aumenta a facilidade de revelar fatos sobre as versões e amplia gradualmente a taxa de meritocracia na sociedade.

E reduz, assim,  por sua vez, a taxa de hipocrisia média que as organizações sociais estavam acostumadas.

Uma taxa maior do descontrole de ideias, trazidas por uma Revolução Cognitiva, é, portanto, a base condicionante voluntária/involuntária que nos levará (como já tem ocorrido) a baixar a alta taxa de hipocrisia vigente, em uma sociedade menos hipócrita e mais metitocrática.

É um ajuste sistêmico parar nos tirar do desequilíbrio que estamos, pai e mãe de várias crises que se repetem.

Essa é a base, o DNA, para começar a sair da crise de ideias que o mundo controlado pela vertical mídia de massa nos colocou.

Uma mão invisível da tecnologia cognitiva que nos abre uma porta de oportunidade.

O que vem depois é por nossa conta.

Que dizes?



Leave a Reply

WhatsApp chat