Feed on
Posts
Comments

A realidade é um aquário repleto de conceitos convenientes, nos quais navegamos até a água ficar turva – Nepô da safra 2011;

O primeiro passo para pensar o futuro, crises e mudanças é repensar o conceito que temos de realidade.

Em sala de aula, de maneira geral, meus alunos acreditam que existe uma realidade, que é possível chegar até ela, como algo fechado.

Porém, como bem disse Gleiser, a realidade é sempre histórica e condicionada pela capacidade que temos de medir e pensar sobre tudo aquilo que medimos.

Instrumentos, metodologias e teorias – a realidade é algo que é aprisionada no presente, foi diferente no passado e será outra no futuro.

Ideias que abraçamos – muitas sem consciência – que nos situam no mundo, nos acomodam, nos acalmam e justificam a maneira que vivemos, o que fazemos, como nos relacionamos.

A realidade é poluída do presente e, principalmente, de seus interesses.

O ser humano, avalio eu, só muda nas crises, quando esse conjunto de ideias que nos rodeiam tornam-se obsoletas.

Somos conservadores de maneira geral, gostamos de uma certa comodidade, economizamos energia repetindo ações e padrões nos nossos pilotos automáticos e só deixamos de fazê-lo impelidos por crises, que podem até ser provocadas por pessoas que não se encaixam nesse perfil, inventando, por exemplo, novos inventos, empresas, revoluções, etc.

A vida – por algum motivo – nos mostra que estes conceitos não são mais suficientes para levá-la.

Nestes momentos fica tudo no ar.

Isso pode acontecer individualmente (numa separação), em uma dada comunidade (um crime por exemplo) ou em todo o globo (com a chegada de uma nova ecologia informacional, como agora).

São raros os fenômenos globais de alto impacto.

A possível queda de um asteróide, a ficcional visita de ETs agressivos, aumento vertiginoso da população ou uma mudança da ecologia informacional são fenômenos macro-históricos, como detalhei aqui.

Quando ocorrem há uma contradição entre a maneira que pensamos e o que passa acontecer a nossa volta.

É o momento de um repensar global, na qual vemos que os conceitos que temos hoje não são mais compatíveis como uma série de fenômenos que ocorrem a nossa volta.

(Kuhn chamou isso de crise paradigmática da Ciência, que vale para toda a sociedade.)

A nossa noção de realidade fica coletivamente obsoleta e é preciso agir em bloco, pensando fora da caixa, como é o caso de uma mudança radical na ecologia informacional em curso com a chegada da Internet.

Percebemos que muitos dos conceitos que temos: trabalho, privacidade, lucro, democracia, colaboração não se adequam mais ao que estamos vendo em torno.

Estabelece-se uma macro-crise geral de percepção para a qual temos que trazer para nos ajudar uma série de ferramentas pouco utilizadas no mundo atual: história (para poder comparar fenômenos globais iguais) e filosofia (que nos permite olhar para os conceitos de fora e analisá-los).

Assim, nesse descortinar podemos ver que existem macro-conceitos, a partir de latências humanas que acompanham qualquer sociedade.

Quando vamos analisar mudanças, temos que partir do princípio que estas latências da nossa espécie criarão, em qualquer situação, um conjunto de ideias e conceitos, um bolsão que podemos chamar de ideologias vigentes dentro de uma rede de conhecimento.

Podemos dizer que estas latências são sentimentos humanos que não temos como controlá-los, pois eles fazem parte de nossa sobrevivência, em primeira instância como animais e em outro momento como animais mais complexos. E em torno dele vamos criar ações e conceitos que as justifiquem.

  • Num nível mais básico, podemos admitir que não temos  controle sobre o  frio ou o calor intenso, sono, sede e fome.
  • Num nível intermediário temos ações que viabilizam para que estes sentimentos básicos sejam satisfeitos, que podemos chamar de latências-meio ou de viabilizadores de latências. Precisamos delas para que os problemas  sejam resolvidos: informação (e respectivos filtros e tecnologias) comunicação, organização, produção, inovação, educação, motivação;
  • Num terceiro nível: amor, sexo, reprodução, reconhecimento, relação com a morte, com um poder superior, com nossas realizações, ser, estar, etc.

(Conceitos estes que parto da pirâmide de Maslow e sofistico.)

Este conjunto de latências inerentes aos humanos formam a base dos macro-conceitos.

Ou seja, sempre teremos essas necessidades seja aonde, quando e onde estiver um grupo de humanos e em torno deles criaremos o nosso modus-operandi, marcados pelo tempo, região, geografia, tamanho da população.

Os micro-conceitos se atrelam aos macro-conceitos que são como resolvemos essa latência, tipo de roupa, de comida, de gestão, de produção, relação com sexo, com a morte, com um poder superior.

  • Ou seja, os macro-conceitos enquanto pensamento são estruturantes e devem formar a base de qualquer teoria sobre o humano e a sociedade.
  • Os micro-conceitos nos dão conta como essas macro-latências estão sendo resolvidas.

Essa separação é útil, pois quando temos mudanças radicais na sociedade, que geram crises de percepção,  não podemos perder de vista que a base humana e suas latências, independente qualquer mudança  se alteram apenas no como, mas não na base.

Tentam nos vender que algumas mudanças estão ocorrendo na base humana, mas geralmente estão apenas alterando o como resolvemos essas latência gerais.

(Exceção agora a alguma mudança genética, de pessoas que poderiam comer menos ou não poderão se reproduzir, por exemplo.)

Até que isso ocorra, podemos dizer que a base da sociedade se estabelece, a partir de macro-latências demarcadas que são resolvidas em micro-soluções do presente.

“Pensar fora da caixa” é, assim, conseguir ver acima da poluição do presente, aquilo que é inconveniente nos velhos conceitos.

E o que há de permanente e geral e o que está e precisa, de fato, mudar para podemos continuar a tocar a vida.

Esse deslocamento da realidade pode ser útil, por exemplo, ao se afirmar que toda sociedade precisa de uma motivação para produzir.

Que atualmente essa motivação é o lucro.

Porém, o lucro não é algo que sempre precisa existir da maneira como o resolvemos nos últimos 200 anos, já que nem sempre foi assim e pode mudar se alguns fatores na produção geral se alteram.

Tal como a necessidade urgente de inovação e, para isso, termos a colaboração. E pensarmos em um tipo de lucro mais colaborativo, por exemplo.

Aplicação prática dos conceitos macro e micro.

Assim, para superar as crises de percepção (como temos hoje) a ideia de macro-conceitos e de micros é algo fundamental para não confundirmos o que é passageiro do que é permanente em nós.

Que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat