Feed on
Posts
Comments

Recebi este email e resolvi compartilhar:

Redes sociais geram prejuízos de milhões de dólares às empresas

Por IT World/EUA

Fabi (@biaglaus)

Artigo super interessante, pois tenho dito que quando você faz uma pesquisa com uma cabeça, tem o resultado compatível.
Se as redes sociais não são incorporadas à produção, de fato, podem dar prejuízo, pois estâo “fora da produção”, atrapalhando.
O problema é que no trecho “perda de foco no trabalho”, parte-se do contexto que trabalho é  algo isolado, de dentro da empresa para ela mesma e nesse caso, estão fazendo coisas “fora do trabalho”.
Co-laborar não é trabalhar junto.
Eu-laboro.
Trabalhar é algo individual dentro da “eu-quipe”.
E aí rede social atrapalha a esse tipo de visão.
É algo novo numa empresa velha que não quer mudar.
A questão chave é repensar o que é trabalhar, produzir em um novo ambiente aberto e mais dinâmico.
E isso é a mudança de paradigma, pois se a empresa vira uma grande rede social, aí o trabalho é social, colaborativo e só fará sentido nesse ambiente.
Chamaria essa pesquisa de perfeita, coerente, eficaz em um/para um mundo que não quer mudar.
Só que tem que combinar com os concorrentes para que as coisas continuem assim.
O artigo ———
 

2011/5/23 Fabiana Gonçalves <biaglaus@gmail.com> 

Redes sociais geram prejuízos de milhões de dólares às empresas

Por IT World/EUA

Publicada em 23 de maio de 2011 às 09h00

 

Perda de produtividade causada por ferramentas de comunicação é de cerca de 10 mil dólares por funcionário, segundo pesquisa.

As ferramentas de colaboração e redes sociais são apresentadas no mundo corporativo como ótimos meios de se aproximar dos clientes, facilitar a comunicação entre os funcionários e até como forma de aumentar a produtividade e cortar custos.

Pois uma pesquisa do instituto uSamp com 500 trabalhadores nos Estados Unidos, e divulgada pela empresa harmon.ie, mostra que na grande maioria dos casos, elas representam uma cara perda de foco no trabalho (ou seja, dinheiro).

Segundo o levantamento, a perda de produtividade por conta dessas ferramentas está causando prejuízos de milhões de dólares todos os anos.

A pesquisa afirma que 60% das interrupções no trabalho envolvem o uso das chamadas ferramentas sociais (Facebook, Twitter, e-mail, Messenger…). Por conta disso, 45% dos empregados não conseguem trabalhar nem 15 minutos sem serem interrompidos. E 53% perdem pelo menos uma hora por dia com esse tipo de distração.

Pela pesquisa, essa perda de produtividade significa cerca de 10 mil dólares por trabalhador em um ano. Para empresas com mil funcionários, essa interrupção chega a 10 milhões de dólares por ano.

O e-mail continua na frente entre as maiores distrações, com 23%. Redes sociais, como o Facebook aparecem com 9% e mensagens instantâneas ficam com 6%.

 

Leave a Reply

WhatsApp chat